_Brainstorm

BMW investe em time de eSports brasileiro: veja equipes parceiras de marcas 

Imagem: Divulgação

Marcas gigantes estão investindo em times brasileiros de eSports. Na semana passada, a montadora alemã BMW anunciou seu patrocínio à equipe paiN Gaming, uma das mais populares do país. A novidade foi divulgada durante a BGS (Brasil Game Show), tradicional feira dedicada ao universo gamer. Outras gigantes, Coca-Cola e Samsung, também são parceiras da equipe.

Com a crescente relevância dos times nacionais no cenário mundial de games, o espaço para marcas apoiadoras nas camisas dos jogadores já começa a ficar disputado. No estágio atual dos esportes eletrônicos no país, trata-se de uma relação ganha-ganha. Equipes que recebem investimento aumentam sua relevância, enquanto marcas patrocinadoras ampliam presença e conexão com os fãs à medida que os times avançam.

Veja 5 equipes brasileiras de eSports que estão no radar das marcas:

1. paiN Gaming

Criada em 2010 por Arthur “PAADA” Zarzur, ex-jogador profissional de Dota 2, a paiN Gaming mantém hoje times de League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Dota 2, Clash Royale e Free Fire. Em sua trajetória, detém títulos nacionais e internacionais. Recentemente, a organização investiu na criação de um novo time, desta vez, de marketing para criar soluções de publicidade. É patrocinada por BMW, Coca-Cola, Samsung, TIM Live, entre outros.

2. INTZ

Com grande relevância no cenário nacional e na América do Sul, o INTZ tem times de LoL, CS:GO, Rainbow Six Siege (R6), Free Fire, CrossFire, Hearthstone e Rocket League. A organização marca presença nas principais decisões, acumula títulos nacionais e tem avançado nos campeonatos mundiais. É parceiro de marcas não-endêmicas como Omo, Lupo, China In Box e Fusion (bebida energética).

3. Red Canids Kalunga

O Red Canids Kalunga, ou Matilha Vermelha (como é conhecida), é um dos times mais bem estruturados do cenário competitivo brasileiro, com presença nos jogos LoL, CS:GO, Fortnite, PUGB, entre outros. Seu time de LoL tem no elenco gamers populares, como Felipe “YoDa” Noronha e Gabriel “Revolta” Henud. Além da Kalunga, que comprou o naming rights em 2018, a equipe é parceira das marcas AXE (desodorante), AOC (monitores), GigaPro Gaming (placa de vídeo), Uninter (instituição de ensino a distância), entre outros.

4. Flamengo eSports

A equipe de eSports do clube de futebol Flamengo tem dois anos, e compete apenas em uma modalidade: League of Legends. Cresceu rápido no território gamer, já conquistando a segunda fase do CBLoL em 2019, considerado o Brasileirão do jogo. Com isso, garantiu uma vaga no Mundial. Foi eliminado cedo, mas o time do astro Felipe “brTT” Gonçalves tem conquistado popularidade entre os fãs. É patrocinado por Samsung, Fusion (bebida energética), bs2 (banco digital), buser (app de mobilidade), entre outros.

5. Team oNe

Com equipes de CS:GO, LoL e R6, a equipe Team oNe tem títulos nacionais, já foi ao Mundial de LoL, e vem ampliando sua relevância no cenário competitivo. Este ano, inaugurou a One Academy, um centro de treinamento com arena para jogos, no Shopping D, em São Paulo. O espaço comporta experiências em 360º, com direito a geração de conteúdo e transmissão de gameplays. Tem como parceiros a CCP (Cyrela construtora), Xbox Game Pass e Titans (marca de óculos).


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo