_Brainstorm

DotA 2: conheça o jogo com premiação multimilionária financiada pelos fãs 

Imagem: Divulgação

Os números das premiações do game DotA 2 são estratosféricos. Este ano, o campeonato mundial do jogo, The International, distribuiu US$ 32,8 milhões — o valor mais alto da história dos eSports. A Red Bull OG, a equipe vencedora, levou para casa sozinha US$15,5 milhões. E a tendência é que as cifras não parem de subir ano a ano financiada pelos fãs.

É que o prêmio total do evento tem um sistema de financiamento coletivo, chamado Passe de Batalha. A Valve, desenvolvedora do game, lança a venda dos passes para toda a comunidade de jogadores. Quem compra recebe recompensas e tesouros dentro do game. Do valor arrecadado, 25% são destinados a engordar a premiação, que vai aumentando até a data da grande final.

O nível de engajamento da comunidade em torno do jogo pode ser um ingrediente interessante para marcas — vide a Red Bull, que é a patrocinadora do time campeão. O torneio mundial alcançou um pico de mais de 1 milhão de espectadores, sendo o mais assistido em agosto.

Com cenário competitivo bastante consolidado pelo mundo, no Brasil, o game segue em expansão. O único time brasileiro com projeção internacional até agora é o paiN Gaming, que chegou a disputar o mundial, mas foi eliminado na fase de chaves. Bastante popular entre os gamers no país, a equipe é patrocinada por Samsung, Coca-Cola, TIM, entre outras marcas.

Mas há iniciativas inclusive públicas impulsionando o jogo por aqui. Em São Paulo, o game será um dos disputados em torneios de esportes eletrônicos anunciados pelo governo estadual para este ano, ao lado de CS:GO e League of Legends.

Dinâmica do jogo

DotA 2 (Defense of the Ancients) é um jogo de batalha de arena, no qual duas equipes rivais se enfrentam num mapa. O objetivo principal é destruir o Ancestral (espécie de fonte de poder) adversário dentro de sua fortaleza. O modo de jogo mais comum é o multiplayer, ou seja, com diversos jogadores online formando equipes.

Mas o formato “auto chess”, que se iniciou com o DotA 2 e depois se reproduziu em outros games, vem ganhando muita popularidade. Neste tipo de partida, vence quem montar o melhor time com os personagens disponíveis em um tabuleiro. Os combates são resolvidos automaticamente pela inteligência artificial do jogo, cabendo a cada player a função de elaborar a melhor estratégia e tomar decisões táticas em tempo real, enquanto os personagens estão em campo.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo