As atenções dos eSports estão em Brasília nesta semana. De 7 a 11 de novembro, a capital federal sedia o GameCon, convenção internacional de games que reúne esportes eletrônicos, cultura gamer e empreendedorismo. O evento que deve atrair de 15 mil a 20 mil pessoas ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães mostra que as oportunidades para marcas dentro do universo gamer já se consolidam fora do eixo Rio-São Paulo.
Os dois primeiros dias — 7 e 8 — serão dedicados aos negócios. No espaço chamado GameTalks, estão previstos painéis, workshops e palestras voltados à geração e ao compartilhamento de conhecimento sobre games. As conversas reúnem marcas, agências e formadores de opinião para trocar experiências e fomentar o mercado.
“O eSport é um fenômeno global e o Brasil, que possui a 3ª maior massa de entusiastas do segmento, é protagonista neste cenário. A GameTalks oferece ao público de Brasília uma oportunidade inédita e única de acompanhar debates e discussões entre os maiores nomes do mercado”, afirma Théo Azevedo, curador da GameCon.
A partir do dia 9, a programação passa a ser toda voltada aos fãs do universo gamer, com a abertura da GameCup, competição de esportes eletrônicos variados, numa arena com espaço para 4 mil pessoas. “Vamos realizar finais presenciais de Counter Strike (CS:GO) e Overwatch. A arena toda é nossa”, diz Moacyr Alves Junior, diretor de negócios da Talent Experts. A agência especializada em eSports e parceira do UOL é a responsável por toda a produção e programação da Arena GameCup.
Uma das disputas mais esperadas será a final do torneio sul-americano de CS:GO, que pela primeira vez vai garantir vaga para o campeonato mundial Starseries i-League Season 7, promovido pela Starladder. Haverá ainda final dos desafios GameCon de CS:GO feminino e de Overwatch.
A Talent Experts também vai levar seu casting para o evento. O time Vivo Keyd, por exemplo, deve realizar um showmatch de League of Legends na arena — a Vivo é patrocinadora oficial do evento. Além disso, os atletas Felipe “brTT” Gonçalves e Leo “Zig” Duarte e os influenciadores Nicolle “Cherrygummns” Merhy e Douglas Mesquita, o “Rato Borrachudo” participam de apresentações e sessões de autógrafo com os fãs.
Além de jogar e assistir a competições, os fãs de games poderão produzir seus próprios jogos. O evento promove a GameJam, uma maratona competitiva de desenvolvimento de jogos. Oito equipes terão três dias para desenvolver seus projetos com um tema surpresa, em um espaço montado no local.