Game_Lab

Eventos de eSports já se consolidam fora do eixo Rio-São Paulo

Imagem: Divulgação

Público curitibano acompanha desempenho de equipes de eSports na Arena Geek City by UOL XLG

Os eSports têm conquistado fãs em todos os cantos do Brasil. Eventos fora do eixo Rio-São Paulo já se consolidam como referência para amantes do universo gamer e oportunidades para as marcas. Realizado de 31 de agosto a 2 de setembro, o Geek City Curitiba é um exemplo. Em sua segunda edição, o evento de cultura pop, games e tecnologia atraiu 31 mil visitantes.

Bruno Neves, organizador do Geek City e diretor da Seven Eventos, diz que a boa receptividade do público reflete o tamanho do mercado local. “A gente fez uma ampla pesquisa de mercado e notou que a Região Sul é uma grande consumidora de cultura pop, que inclui os universos geek e gamer. Curitiba é a segunda capital do país em consumo no segmento, só perdendo para São Paulo”, afirma.

Segundo ele, a importância da região também se confirma pelo interesse no evento dos grandes players, que têm uma forte base de fãs no Sul. Sony (com PlayStation) e Microsoft (com Xbox), além de desenvolvedores de games como Ubisoft estão entre as marcas presentes. “O eSport está num momento de ascensão muito grande, ano após ano, crescendo muito e ganhando novos fãs”, diz Bruno.

UOL Game_LAB comandou arena de games

Atento à expansão desse público pelo país, o UOL Game_LAB também marcou presença no evento. Na Arena Geek City by XLG UOL, organizou campeonatos de esportes eletrônicos e realizou a curadoria de conteúdo do espaço. Com mais de 1.200 lugares, a arena abrigou disputas diárias ao vivo de games como Counter Strike (CS:GO), Rainbow6, Crossfire, Gwent e Battlerite. Em cada batalha times com cinco jogadores se enfrentaram. Influenciadores desse universo, como CherryGums e Rato Borrachudo, também participaram ajudando na animação e engajamento da galera.

Segundo o organizador, durante a disputa final de CS:GO, o espaço chegou à sua lotação máxima, e muitos fãs precisaram assistir ao jogo de pé. A partida encerrava o desafio lançado online semanas antes, com jogadores de diversas localidades, que se encontraram no palco para disputar o prêmio ao vivo.

Como nos demais eventos dedicados ao público desse universo, o Geek City contou ainda com ativações de marcas em estandes e palcos que receberam atrações diversas. Artistas como Carlos Villagrán (o Kiko, do seriado Chaves), personagens do Castelo Rá-Tim-Bum (da TV Cultura), e os humoristas do programa Falha de Cobertura movimentaram o palco principal. Foram realizados também concursos de cosplay e workshops sobre tecnologia, games e empreendedorismo.

Brasília no radar

Outro polo que concentra um público ávido por eSports é a capital federal. Em novembro, Brasília deve sediar o GameCon. O evento de eSports, cultura gamer e empreendedorismo também vai contar com uma arena desenvolvida pelo UOL Game_LAB. Deve incluir na programação competições ao vivo entre participantes amadores de CS:GO, League of Legends, além de show matches de times profissionais.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo