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Gustavo Daher, da Wine: ‘Conteúdo é a base para o consumidor do vinho’

Imagem: Divulgação

Gustavo Daher, gerente de marketing da Wine, é um entusiasta da produção de conteúdo para difundir a cultura do vinho nas mídias digitais. “É uma estratégia excelente, ainda mais num mercado como o nosso, que muitos desconhecem como funciona. O vinho ainda é um mistério para muita gente do Brasil”, afirma. Ele conta que a marca lançou este ano uma Winepedia, com o propósito de concentrar o máximo de informações sobre o universo da bebida. “O conteúdo é a base para o consumidor do vinho.”

Isso porque o gosto pelo vinho passa pelo conhecimento dos países de procedência e sua geografia, dos tipos de uva, processos de produção da vinícola e envelhecimento. E também faz parte desse mundo conhecer as melhores formas de armazenamento, temperatura, modos de servir e saborear. “A gente precisa ensinar como tomar, fazer uma catequese. E o mercado do vinho é muito grande, são muitas curiosidades.”

Para alcançar tanto o público que já é amante do vinho como o aspirante, a Wine não apenas produz conteúdo próprio como também se alia a parceiros de conteúdo de qualidade. “Isso é muito importante para a Wine”, diz Daher. Segundo ele, o case do vinho espanhol Toro Loco Tempranillo foi o que despertou o olhar da marca para o poder desse tipo de parceria. “Saiu uma matéria no UOL de que o Toro Loco tinha vencido um prêmio de melhor vinho em 2012. Essa matéria foi um sucesso. Na época, nós estávamos negociando a compra do vinho e conseguimos fazer a importação exclusiva. Conseguimos reservar nove contêineres”, relembra.

Poucos meses depois, a Wine realizou uma grande campanha de marketing pré-venda. “Fizemos uma movimentação tremenda. O Brasil inteiro que tomava vinho queria experimentar o Toro Loco. E toda essa parte de conteúdo foi importante no processo para criar o buzz e a vontade de conhecer o vinho. Hoje é um dos maiores sucessos da loja, é o espanhol mais vendido no Brasil. É um case bem alinhado ao conteúdo.” Hoje, a Wine patrocina, com visibilidade exclusiva, o canal editorial de vinhos do UOL, que traz matérias semanais dedicadas ao universo da bebida.

Outra estratégia de marketing da Wine é reforçar o relacionamento com o consumidor, por meio de clube de assinaturas e eventos. Isso funciona a ponto de sua base de clientes confiar tanto na seleção de vinhos que adere a promoções sem mesmo conhecer o rótulo. É o caso da campanha “Vinho Misterioso”. “Se o cliente comprar o vinho antes de o rótulo ser desvendado, ele tem um desconto maior. Foi um lançamento sensacional. Vendeu muito bem e as pessoas esperam por essa campanha.”

gustavo
Minibio

Gustavo Daher é formado em contabilidade pela UFES e em publicidade e propaganda pela Faesa. Passou pelo marketing da construtora Morar (ES), foi fundador da Revista Local, de Vitória (ES). Entrou para a Wine como coordenador de marketing há seis anos. Hoje é gerente de marketing, responsável pelo planejamento e gerenciamento das ações da marca.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

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