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Thaiza Pagliarussi: Momento da Saraiva é de explorar a multicanalidade

Imagem: Divulgação/Humberto Souza

Saraiva do Shopping Nova Iguaçu (RJ): ações da marca buscam integrar lojas físicas ao digital

De perfil profissional totalmente pautado no segmento de marketing digital, a publicitária Thaiza Pagliarussi assumiu a diretoria de marketing da Saraiva em junho deste ano tendo como missão explorar a multicanalidade nas ações da marca. “Um dos meus desafios é integrar os projetos e ações ao universo digital, em especial, porque o nosso público transita tanto pelo online quanto pelas nossas lojas físicas”, diz. Thaiza ocupava antes a posição de gerente de marketing na companhia.

Um exemplo recente de ação pensada dentro do conceito de multicanalidade foi a participação da Saraiva na Bienal Internacional do Livro, no Rio. A marca criou um hotsite dentro do seu e-commerce, com transmissões ao vivo e campanhas interativas em tempo real no Facebook, Twitter e Instagram, usando a hashtag #saraivanabienal. “O hotsite fazia a transmissão do que acontecia no evento, e quem estava lá podia usar a hashtag para interagir nas redes sociais.”

A ideia geral é que, se o mesmo cliente que está no meio digital passa pelas lojas físicas, a inteligência de dados pode ajudar nas vendas. Segundo Thaiza, um dos desafios agora para a Saraiva é aplicar os dados coletados do digital dentro das lojas. O objetivo é oferecer “uma experiência mais assertiva, integrada e completa para os clientes.” Uma solução nesse sentido que já dá muito certo é a possibilidade de compra pelo site e a retirada em loja. “Atualmente, 18% dos usuários do site já optam por esta modalidade sem o custo do frete.”

Isso não impede, no entanto, campanhas específicas para cada canal. Segundo Thaiza, a Saraiva trabalha em duas duas frentes: campanhas sazonais e de sustentação. As sazonais estão relacionadas ao calendário de varejo, como Dia das Mães, Namorados e Pais, com atuação nas lojas física e no e-commerce. Já as campanhas de sustentação são voltadas ao e-commerce, como as recentes “Livro é na Saraiva”, “Saraiva Geek”, entre outras. “Essas ações complementam e potencializam o e-commerce, com impactos positivos no crescimento.” No segundo trimestre deste ano, as vendas brutas do site cresceram 9,4%.

Para realizar essas estratégias, a marca busca parceria com grandes publishers. “A atuação com grandes parceiros fortalece e potencializa nossos objetivos e resultados, ampliando a nossa capilaridade e alcance aos diferentes públicos da Saraiva.” Com o UOL, a Saraiva trabalha suas maiores campanhas, como Volta às Aulas, Black Friday e Natal. “Utilizamos o alto engajamento proporcionado pelo UOL para potencializar vídeos e gerar amplo alcance.”

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Minibio

Thaiza Pagliarussi é publicitária formada pela ESPM, com MBA em varejo pela FIA. Passou pela B2W, Magazine Luiza, Fast Shop e Privalia, onde foi diretora de marketing. E também pelas agências F.biz e antiga WROI, hoje Zoly, onde foi COO. Chegou à Saraiva como gerente de marketing em 2016, sendo responsável pelas campanhas e investimentos de mídia digital. Assumiu a posição de diretora de marketing em junho de 2017.


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