_Brainstorm

OOH ganha força com o digital e abre espaço para o branded content

Imagem: Reprodução/Vídeo

Campanha “Tagwords”, da Africa para Budweiser, que levou Gran Prix em Cannes

O out-of-home (OOH) renasceu, cresceu e agora é tendência. Isso porque sua combinação com o digital aumenta a efetividade de estratégias para alcançar o consumidor onde ele está, enquanto cria  experiências reais. Quem viu a campanha Tagwords, da Africa para Budweiser, premiadíssima em Cannes, sabe o quanto essa união é poderosa.

Estudo britânico da Rapport com dados do IPA Databank divulgado em agosto mostra que aliar estratégias de OOH ao digital faz crescer o lift de marca em 31%, em média, além de aumentar a “estima” em 41% e a “fama” em 32%. A pesquisa comparou campanhas que não investem em mídia externa com as que destinam 15% do budget para a estratégia.

O momento do OOH e sua relação com o digital vem sendo discutido no mercado brasileiro ao longo deste ano. Os eventos ABA Mídia e IAB Mobilidade destacaram a modernização da mídia externa e o aumento de sua relevância nas estratégias das marcas, na combinação com o digital.

Paulo Stephan, diretor-geral da ABOOH (Associação Brasileira de OOH), destacou no ABA Mídia que o meio digital e a mídia externa são os únicos que estão crescendo no país em volume de investimento publicitário, citando números da pesquisa Target Group Index.

O que ajudou o OOH a retomar forças, após quase se extinguir com leis que restringiram a publicidade em mídia externa, foi uma grande renovação. Os pontos de contato se modernizaram, a mídia ganhou regras e métricas mais transparentes e auditadas.

Além disso, com o brasileiro passando mais tempo fora de casa, em trânsito, a possibilidade de alcançar o público no lugar onde ele está faz o OOH ganhar mais relevância nas estratégias das marcas.

Isso faz com que ambientes com alto fluxo de pessoas, como estações de metrô, rodoviárias, pontos de ônibus, aeroportos e elevadores comerciais sejam cada vez mais relevantes. “Você pode entrar num elevador e se informar do térreo ao 25º andar sobre o que está acontecendo no mundo”, afirmou Paulo Stephan.

Branded content para OOH

O conteúdo para OOH vai de publicidade clássica a informações relevantes para o público. UOL, por exemplo, é conhecidamente parceiro de veículos de mídia externa para veiculação de conteúdo noticioso em aeroportos, trens, metrôs e edifícios comerciais.

Mas o meio também abre espaço para conteúdo relevante de marca. Em parceria com grandes centros de compra, o UOL Content_LAB tem realizado projetos pilotos para produção de branded content voltado para nichos, dentro dos segmentos de moda e varejo.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo