_Networking

Thomas Pomerancblum, do UOL: recriamos design e código para páginas bem mais ágeis

Imagem: Divulgação

Desde o início de julho, as páginas de notícias do UOL estão de cara nova e carregam até 70% mais rápido. A mudança não se limitou ao design. Para que a experiência do usuário ficasse mais fluida e leve, todo o sistema que serve as páginas foi reestruturado. Segundo Thomas K. Pomerancblum, gerente-geral de engenharia de software do UOL, que liderou a missão na área técnica, o foco foi melhorar a performance das páginas e, ao mesmo tempo, criar uma plataforma mais ágil para futuras inovações

“O carregamento rápido das páginas foi uma premissa básica, porque impacta no ranqueamento em resultados de busca, na performance de exibição do inventário de publicidade e, principalmente, na experiência do usuário. Mas, além do foco na performance, a reprogramação ajuda a gente a ser mais ágil para quando precisarmos desenvolver novas funcionalidades”, afirma.

Para isso, um novo design system foi programado. “Foi uma estrutura construída do zero. Entendemos que o template antigo chegou a um grau de complexidade de código que, para seguirmos perseguindo performance, era melhor fazer algo totalmente novo”, diz. “Conseguimos fazer uma simplificação, criando um sistema que seja sustentável a longo prazo.”

Segundo Thomas, o novo design system segue uma analogia biológica. Os menores elementos são átomos, que se agrupam em moléculas e organismos, para formar seres inteiros: templates e páginas. “Passou pela criação das menores unidades de elementos das interfaces que depois são combinados para formar componentes maiores e, na última etapa, integrados em páginas completas e funcionais.”

Essa organização, que prevê uma relação mais fluida e menos fixa entre os elementos, permite um trabalho de estruturação de páginas mais criativo, sem perder a identidade do UOL. “Tivemos um grande cuidado em criar um design system efetivo para garantir a padronização e a consistência de todo o projeto gráfico. Ele é a base que também garante que a criação de novas interfaces e de soluções para demandas do negócio seja feita de forma ágil no futuro.”

A “virada” do layout das páginas do UOL tem sido feita por etapas. A mudança começou pelos conteúdos de notícias, que concentram a maior parte da produção e da audiência. “Começar pelo template de matérias foi a escolha óbvia para que a nova versão estivesse presente na maior quantidade de páginas, impactando mais rápido uma maior quantidade de usuários”, diz Thomas.

Em poucas semanas, segundo ele, os números preliminares mostram que o tempo que o usuário gasta nas páginas com o novo template cresceu cerca de 30% em comparação com o template o antigo. “Mas como é uma mudança recente, precisamos de mais tempo para avaliar o quanto dessa métrica reflete efetivamente uma melhora na experiência do usuário ou, junto a isso, outros comportamentos, como uma curiosidade pelo novo.”

O próximo passo será fazer a transição dos verticais temáticos, como Splash, Universa, Viva Bem, Tilt, Ecoa, Nossa e Tab. “Cada um dos verticais tem identidades visuais e características bem marcantes. Ao migrar para o novo projeto, nas próximas semanas, eles vão se adequar ao novo layout, mais limpo e funcional, mas vão manter alguns elementos visuais e detalhes de cores para que continuem sendo identificados como estações diferentes.”

A mudança também foi planejada para trazer melhora no desempenho dos anúncios. “Trabalhamos bem de perto com a equipe de inserção de publicidade. Todo o esforço para conseguirmos melhores tempos de carregamento das páginas deve fazer com que os anúncios também sejam carregados mais rapidamente. Sendo assim, sua exposição é potencializada. Isso deve mexer nos números de impressões e viewability, que tendem a subir”, diz Thomas.  Além disso, as novas posições dos anúncios no redesign também devem favorecer as métricas.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo