Conteúdo que gera experiências de marca. Experiências de marca que geram conteúdo. Quando o online e o offline se conectam, novas possibilidades para engajar o público se abrem. Cada vez mais marcas e veículos se apropriam ou criam grandes eventos esportivos e culturais. André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL, falou sobre essa tendência para a revista Meio & Mensagem. Para ele, o branded content pode se desdobrar em live marketing e vice-versa. E realizar eventos de grande interesse do público podem gerar um buzz natural tanto para publishers quanto para marcas.
O CarnaUOL é um exemplo de como essa combinação é possível. Um megaevento patrocinado, com shows de cantores pop e DJs internacionais, entra no contexto de cobertura carnavalesca e gera assunto. Até agora, foram três edições em São Paulo e Rio. A quarta, que está a caminho, vai aportar na Marquês de Sapucaí com direito a camarote e balada.
Para Karen Cunsolo, head de Content_LAB, esse formato é interessante porque as marcas querem estar em todos os pontos da jornada de consumo, do online ao offline.
Outro exemplo é o UOL Burger Fest. O evento, recheado de experiências culturais, usou o universo do hambúrguer para emplacar conteúdo e ativação em três frentes: roteiro gastronômico, hub digital e evento, o Chapa Quente. A segunda edição neste formato será em novembro.
O mundo da moda também é rico em possibilidades. Na próxima SPFW (São Paulo Fashion Week), o UOL vai contar com parceiros para fazer a ponte entre conteúdo e ativação: o site Fashion Forward, oficial da semana de moda, e a própria SPFW. “A gente vai investir mais na cobertura, vai ter o site oficial, vai ter trânsito lá dentro, transmissão. O patrocinador vai ter toda essa presença no UOL e no próprio evento”, diz Karen.