Os eSports têm conquistado fãs em todos os cantos do Brasil. Eventos fora do eixo Rio-São Paulo já se consolidam como referência para amantes do universo gamer e oportunidades para as marcas. Realizado de 31 de agosto a 2 de setembro, o Geek City Curitiba é um exemplo. Em sua segunda edição, o evento de cultura pop, games e tecnologia atraiu 31 mil visitantes.
Bruno Neves, organizador do Geek City e diretor da Seven Eventos, diz que a boa receptividade do público reflete o tamanho do mercado local. “A gente fez uma ampla pesquisa de mercado e notou que a Região Sul é uma grande consumidora de cultura pop, que inclui os universos geek e gamer. Curitiba é a segunda capital do país em consumo no segmento, só perdendo para São Paulo”, afirma.
Segundo ele, a importância da região também se confirma pelo interesse no evento dos grandes players, que têm uma forte base de fãs no Sul. Sony (com PlayStation) e Microsoft (com Xbox), além de desenvolvedores de games como Ubisoft estão entre as marcas presentes. “O eSport está num momento de ascensão muito grande, ano após ano, crescendo muito e ganhando novos fãs”, diz Bruno.
UOL Game_LAB comandou arena de games
Atento à expansão desse público pelo país, o UOL Game_LAB também marcou presença no evento. Na Arena Geek City by XLG UOL, organizou campeonatos de esportes eletrônicos e realizou a curadoria de conteúdo do espaço. Com mais de 1.200 lugares, a arena abrigou disputas diárias ao vivo de games como Counter Strike (CS:GO), Rainbow6, Crossfire, Gwent e Battlerite. Em cada batalha times com cinco jogadores se enfrentaram. Influenciadores desse universo, como CherryGums e Rato Borrachudo, também participaram ajudando na animação e engajamento da galera.
Segundo o organizador, durante a disputa final de CS:GO, o espaço chegou à sua lotação máxima, e muitos fãs precisaram assistir ao jogo de pé. A partida encerrava o desafio lançado online semanas antes, com jogadores de diversas localidades, que se encontraram no palco para disputar o prêmio ao vivo.
Como nos demais eventos dedicados ao público desse universo, o Geek City contou ainda com ativações de marcas em estandes e palcos que receberam atrações diversas. Artistas como Carlos Villagrán (o Kiko, do seriado Chaves), personagens do Castelo Rá-Tim-Bum (da TV Cultura), e os humoristas do programa Falha de Cobertura movimentaram o palco principal. Foram realizados também concursos de cosplay e workshops sobre tecnologia, games e empreendedorismo.
Brasília no radar
Outro polo que concentra um público ávido por eSports é a capital federal. Em novembro, Brasília deve sediar o GameCon. O evento de eSports, cultura gamer e empreendedorismo também vai contar com uma arena desenvolvida pelo UOL Game_LAB. Deve incluir na programação competições ao vivo entre participantes amadores de CS:GO, League of Legends, além de show matches de times profissionais.