_Branding

5 vitórias do ano para a XLG, plataforma de esportes eletrônicos do UOL

Equipe vencedora ergue troféu do Campeonato Brasileiro de Rainbow 6, realizado pela XLG na CCXP

Os e-Sports (esportes eletrônicos) estão ganhando cada vez mais relevância para fãs e marcas. Embora o gosto pelo videogame seja antigo, o mercado de mídia no segmento é novo, e vive um momento de crescimento exponencial. A XLG, plataforma de e-Sports do UOL, está no jogo acumulando muitas vitórias consecutivas. Com um estúdio próprio para sediar competições que são transmitidas online, a plataforma realizou este ano diversas ações que engajaram o público gamer e criaram oportunidades únicas para empresas. Para o ano que vem, a expectativa da XLG é que os projetos já iniciados tomem escalas ainda maiores.

Veja as principais vitórias da XLG em 2017:

1. Criou o campeonato brasileiro de Rainbow 6

Em 2017, a XLG criou o Campeonato Brasileiro de Rainbow 6 em parceria com a produtora do jogo, a empresa francesa Ubisoft. Os times competidores são formados por jogadores profissionais. O torneio é oficial. Todas as partidas são disputadas presencialmente no estúdio da XLG, aos domingos, e transmitidas ao vivo. Por mês, as transmissões impactam 2 milhões de pessoas. É a segunda maior audiência da plataforma, atrás apenas de CBLOL. Para 2018 estão previstas mais duas temporadas do campeonato.

Imagem: UOL
Jogadores profissionais disputam final do Campeonato Brasileiro de Rainbow 6, durante a CCXP, com lotação completa

2. Lotou arenas de games

A XLG levou a final do Brasileirão de Rainbow 6 para a CCXP (ComicCon Experience), em dezembro, a convite da plataforma de streaming de jogos Twitch, curadora da arena de games. A disputa foi realizada para uma plateia que lotou as 12 mil cadeiras disponíveis (ainda faltou lugar para muitos torcedores que ficaram em pé). A competição também foi transmitida ao vivo. Para 2018, a expectativa é levar a próxima final do campeonato para ser disputada em um estádio. Já no BGS (Brasil Game Show), em outubro, a XLG também lotou a Arena Ubisoft com o campeonato de Rainbow 6, além de realizar a final do jogo Gwent no evento, também com lotação completa.

3. Realizou transmissão de campeonatos pela TV

Este ano, a XLG realizou suas primeiras experiências com transmissões de e-Sports pela TV. No primeiro semestre, o campeonato de Counter Strike foi transmitido junto com o canal Esporte Interativo. No segundo semestre, foi a vez de o canal SporTV transmitir o Brasileirão de Rainbow 6. A parceria foi renovada para 2018.

Imagem: Reprodução/Twitch
Programa YoTalkShow, apresentado pelo gamer e streamer Felipe “YoDa” Noronha: ação da XLG transmitida pela Twitch

4. Inovou com estratégias de conteúdo real life

O primeiro talk show de games do mundo é da XLG. Este ano, a plataforma inovou ao produzir um projeto piloto do YoTalkShow, apresentado por Felipe “YoDa” Noronha, gamer e streamer brasileiro. A iniciativa transmitida pela Twitch serviu de case para a criação de outros conteúdos em real life. Para 2018, a expectativa é apostar em mais programas com influenciadores do universo gamer, mostrando um pouco mais da vida de quem respira os e-Sports.

5. Assumiu liderança em audiência no jogo Gwent

Eleito o jogo do ano em 2016, o Gwent passou a integrar este ano a cartela de games da XLG. Em seis transmissões, a plataforma já assumiu a liderança de audiência das disputas no Brasil. Em torno de 100 mil pessoas são impactadas a cada partida do jogo de cartas baseado no universo de The Witcher 3.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo