Game_Lab

UOL Game_LAB faz sua primeira narração de eSports em duas línguas para a Twitch

Imagem: Reprodução/Vídeo

Diego “Paldino” e Otávio “Retalha” narraram jogos da Twitch Rivals PUBG para a audiência brasileira

A dinâmica dos eSports cria oportunidades para produção de conteúdo com gamers baseados em qualquer lugar, que transmitem suas partidas em tempo real por redes de streaming. Em parceria com o UOL Game_LAB, a plataforma Twitch realizou a etapa latino-americana do Twitch Rivals PUBG, um torneio do game PlayerUnknown’s Battlegrounds (jogo de batalha multiplayer), que conectou 64 jogadores no continente.

Para dar o tom da emoção, as partidas ganharam narração ao vivo em português e em espanhol, feita diretamente do estúdio do UOL Game_LAB. É a primeira vez que o estúdio produz conteúdo live de eSports em duas línguas. A transmissão e a organização do campeonato foram da própria Twitch.

Duas bancadas de apresentação foram montadas simultaneamente. Em um dos cenários, Diego “Paldino” e Otávio “Retalha” narraram o desempenho dos jogadores para a audiência brasileira. No outro, Naim “Enoquiano” Abusap e Fernando “Psycorn” Malave comentaram as jogadas para o público hermano. Todos são figuras conhecidas no meio gamer no Brasil e na América Latina.

Imagem: UOL Game_LAB
Equipe faz live dos hermanos Naim “Enoquiano” Abusap e Fernando “Psycorn” Malave

Da mesma forma que em qualquer transmissão esportiva, uma equipe de editores de vídeo acompanhou atentamente as jogadas, para selecionar os principais momentos a serem narrados e transmitidos em broadcasting para o público. A diferença é que, com muitos jogadores em streaming ao mesmo tempo, as possibilidades de imagem são muito mais complexas, com telas de cada gamer, cenários e mapas. A interação com a audiência, que acompanha e comenta o tempo todo diretamente na plataforma, também é monitorada.

Como cada jogo segue uma mecânica diferente nos eSports, a liberdade para criação de campeonatos e conteúdo relacionado é imensa. O Twitch Rivals PUBG foi organizado em duas rodadas realizadas nos dias 19 e 26 de agosto. Cada uma durou entre quatro e cinco horas. A cada rodada, os jogadores que foram divididos em 32 duplas se enfrentaram em cinco campos de batalha. A disputa distribuiu prêmios que somam US$ 20 mil, atraindo gamers de todo o continente e suas torcidas.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo