O UOL é um universo de conteúdo, soluções de publicidade, tecnologia e serviços digitais em constante desenvolvimento. Nesta quarta (28), chega aos 25 anos com a identidade visual renovada. Com cores vibrantes e uma paleta mais diversa, a nova logomarca transmite o espírito pioneiro que guia transformações contínuas e mantém o UOL na liderança da audiência de conteúdo na internet brasileira, com alcance de 94%, segundo a comScore.
A mudança de logomarca é resultado de um processo intenso que envolveu estudo de marca realizado pela Kantar com o mercado publicitário, consumidores e não consumidores do UOL, além de workshops com lideranças do UOL. O objetivo foi compreender o momento da companhia e a sua visão de futuro. Além disso, a nova identidade busca alinhar a imagem do UOL com a criação de uma série de novos produtos de conteúdo e soluções digitais.
De dois anos para cá, nasceram verticais de conteúdo como Universa, VivaBem, Nossa, ECOA, Start, Tilt. O ciclo de lançamentos foi concluído com Splash — de entretenimento — em 2020. Além disso, ao lado da sua produtora MOV, o UOL vem ampliando investimentos em produtos audiovisuais, criando documentários, séries de vídeo, podcasts, e programas de entretenimento ao vivo.
Alguns exemplos de sucesso são o OtaLab, talkshow apresentado ao vivo por Otaviano Costa, que entrou em sua segunda temporada, e o Brasil com Zeca, de entrevistas e culinária, liderado por Zeca Camargo. Há ainda uma agenda completa de estreias previstas para ocorrer ao longo de todo o ano, contando com estrelas como a ex-BBB Thelma Assis e o apresentador Tiago Abravanel.
Além de entrarem diariamente no UOL, todas essas produções vão ganhar uma casa própria: o Canal UOL, grade de programação dos conteúdos exclusivos do UOL, que estreia em maio. O novo canal poderá ser visto na plataforma de streaming de vídeos UOL Play e nos perfis do UOL nas redes sociais. A programação deve unir conteúdo ao vivo e gravado, como os programas “Prova ou Reprova”, com o humorista Maurício Meireles, e “Botequim da Teresa”, com a sambista Teresa Cristina.
O UOL Play acaba de integrar a programação ao vivo de canais lineares ao seu portfólio, e ainda terá outros lançamentos previstos para os próximos meses.
Tantas novidades precisavam se refletir numa marca mais flexível, moderna, que conversa e funciona em qualquer ambiente. Por isso, o novo logo foi planejado com um conceito fragmentado — como os tempos atuais — de forma ser possível brincar com a imagem, aumentar, diminuir, destacar um pedaço sem perder a identidade. E o slogan “UOL: Seu Universo Online” coroa a ideia de tudo o que orbita no ecossistema UOL.
Momento de maior investimento e criação de oportunidades
O reposicionamento do UOL ocorre em meio a um contexto de expansão acelerada da companhia. O UOL teve, em 2020, sua a maior receita de todos os tempos em publicidade, com crescimento de duplo dígito, impulsionado pelo investimento da empresa em conteúdos próprios e captação de muitos projetos em parceria com marcas. Isso mostra o quanto o mercado reconhece as oportunidades que vêm nascendo com a ampliação do ecossistema.
A empresa ainda viu sua audiência atingir recordes seguidos por conta da cobertura editorial da pandemia do novo coronavírus no Brasil — com mais de 114 milhões de visitantes únicos/mês, a rede do UOL e parceiros cobre 94% da internet brasileira. Desempenho que coroa o conteúdo de credibilidade e qualidade.