_Brainstorm

Marcas varejistas brasileiras são ‘rivais’ no universo de eSports

Imagem: Reprodução/Vídeo

Este ano, equipes Red Canids Kalunga e Havan Liberty Gaming se enfrentaram no Circuito Desafiante de LoL

O cenário competitivo dos jogos eletrônicos também é lugar para marcas concorrentes se enfrentarem. Havan, KaBuM! e Kalunga dão nome a times profissionais de eSports que disputam jogos como League of Legends (LoL), um dos que mais movimentam o circuito gamer no país, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), FIFA, entre outros.

Havan Liberty Gaming, KaBuM! e-Sports e Red Canids Kalunga são as equipes. O investimento em marketing no universo de eSports tem a ver com as estratégias de negócios das companhias. As três varejistas brasileiras buscam incrementar as vendas de equipamentos e acessórios voltados aos gamers em seus comércios eletrônicos. Ou seja, competem pela melhor colocação nos campeonatos e também pela preferência dos consumidores.

Conheça as equipes:

Havan Liberty Gaming

A equipe Havan Liberty Gaming foi anunciada em julho de 2018, e estreou na cena competitiva em setembro, com LoL. Dois meses depois, lançou um time de FIFA 19. Em LoL, cujo cenário é ultracompetitivo, o grupo ainda galga posições. Este ano, disputa no Circuito Desafiante (espécie de segunda divisão de LoL, que garante vaga para o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL). Já a equipe de FIFA iniciou participando de diversos campeonatos regionais. E este ano saiu vencedora da 2ª SuperCopa Pro – SP League.

Os times têm parceria de patrocínio com outras marcas endêmicas, como a Predator, de computadores gamers da fabricante Acer; Hyper X, de acessórios como headphones e teclados; e a Unifique, operadora de banda larga de Santa Catarina, estado onde fica a sede da Havan e de seu gaming office.

KaBuM! e-Sports

Lançada em 2013, a KaBuM! e-Sports é uma das mais antigas equipes profissionais de esportes eletrônicos do país. O time especializado em League of Legends é tricampeão do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), sendo os últimos dois títulos conquistados em 2018. Já participou de mundiais e conta com atletas de ponta, de outras partes do mundo.

Para a loja online de equipamentos eletrônicos de alto desempenho, todo o investimento nos eSports é mais do que um objetivo de branding. É um modo de gerar ciclos para o negócio. “A gente acabou virando referência, quando se pensa em comprar equipamentos gamer”, diz Fernando Noé, diretor de marketing. O time tem como patrocinadores parceiros a Hyper X, fabricante de acessórios; AOC, de monitores; e a Husky Gaming, de acessórios e periféricos.

Red Canids Kalunga

A rede de lojas Kalunga entrou em 2018 como patrocinadora master, com naming rights, no clube Red Canids, um dos mais conhecidos do país. Com os investimentos, o atual Red Canids Kalunga, ou Matilha Vermelha (como é conhecida), é um dos times mais bem estruturados do cenário competitivo brasileiro, com presença nos jogos League of Legends, Counter Strike: Global Offesive (CS:GO), Fortnite, PUGB, entre outros.

Seu time de LoL disputa no Circuito Desafiante (segunda divisão) com um elenco de gamers muito populares, como Felipe “YoDa” Noronha e Gabriel “Revolta” Henud. A equipe tem ainda como patrocinadores parceiros as marcas AXE, de desodorante; GigaPro Gaming, de placa de vídeo; Uninter, instituição de ensino a distância, entre outros.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo