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eSports: sucesso do time KaBuM! é resultado de um olhar visionário de marca

Em 2013, quando os eSports “ainda eram mato” para as marcas no Brasil, a Kabum Comércio Eletrônico já iniciava seus investimentos na modalidade. De olho nos rumos do mercado gamer mundial, a loja online especializada em equipamentos eletrônicos de alto desempenho decidiu criar sua própria equipe de esportes eletrônicos, a KaBuM! e-Sports.

Hoje, o time é tricampeão do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), sendo os últimos dois títulos conquistados em 2018. Já participou de mundiais e conta com atletas de ponta, de outras partes do mundo.

Fernando Noé, diretor de marketing da Kabum, diz que seis anos atrás a marca já observava uma tendência mundial, especialmente na Ásia, de admiradores de eSports se tornando consumidores de produtos gamer profissionais. Foi então que a marca decidiu investir num time.

“Nós já éramos o maior e-commerce brasileiro neste segmento e queríamos nos aproximar do público admirador de eSports. A gente já imaginava que esse mercado explodiria no Brasil, começando a despertar o desejo de muitos jogadores em ser pro-player (jogador profissional) e necessitando de equipamentos específicos, que é o nosso business core”, diz Fernando.

Primeiro, a Kabum patrocinou o time Nex Impetus, para então adquirir o naming rights e montar uma equipe própria. “A nossa visão de negócio naquela época era: como poderíamos trazer esse público novo, que tem tíquete médio alto, para o ciclo de eSports, movimentando o faturamento? A gente começou criando o time e conseguiu conquistar fãs.”

Logo na segunda participação do KaBuM! e-Sports no CBLoL, em 2014, a equipe já conquistou um título brasileiro e disputou campeonatos no exterior. De lá para cá, o time passou por altos e baixos. Passou por uma fase áurea em que criou duas equipes irmãs para ampliar participação nos campeonatos. Mas a estratégia não se sustentou por muito tempo, e os times perderam força. Um deles se desfez e o principal acabou rebaixado do CBLoL.

A marca, no entanto, manteve o investimento de forma consistente e o time se reergueu. “Fomos a primeira empresa brasileira a investir numa gaming house de alto padrão, no modelo das equipes americanas, numa mansão, para promover o máximo de conforto para que os jogadores possam focar em treinamento”, diz Fernando, acrescentando que a marca ainda passou a investir na saúde física e mental dos jogadores, que fazem academia, têm acompanhamento de médicos e psicólogos.

O resultado veio. Em 2018, a KaBuM! venceu as duas temporadas do CBLoL. “2018 foi nosso melhor ano, ganhamos duas vezes o campeonato brasileiro, um campeonato de nível Mercosul, fomos para o mundial e para a Coreia.”

Todo o investimento, segundo Fernando, é mais do que um objetivo de branding. É um modo de gerar ciclos para o negócio. “A gente acabou virando referência, quando se pensa em comprar equipamentos gamer.”


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