A Cacau Show tem levado as premissas de experiência de marca ao nível do negócio. O mais recente movimento nesse sentido foi o anúncio da compra do Playcenter, parque de diversões que marcou gerações em São Paulo. A aquisição integra uma série de investimentos na área de turismo e lazer, que incluem dois resorts: um em Campos do Jordão e outro em Águas de Lindoia. Nessas ações, o que é negócio e o que é marketing?
“Nós não dividimos negócio de marketing. A Cacau Show não se define pelos seus produtos, mas sim pelo que ela proporciona ao seu consumidor. Por isso, o entretenimento e o chocolate se complementam, compartilham entre si o nosso propósito de emocionar e encantar. Nada disso é ação de marketing. É essência!”, afirma Lilian Rodrigues, diretora de marketing da Cacau Show.
É por isso que, segundo ela, investir em resorts e parques de diversão é algo totalmente alinhado ao DNA da marca. “O sentido da palavra experiência para a gente é poder tocar a vida das pessoas, proporcionando e compartilhando momentos especiais. Cada momento é uma experiência, seja você no intervalo do trabalho comendo uma trufa e relaxando por uns minutos, seja num hotel com sua família brincando com um de nossos personagens.”
Segundo a executiva, todo o ecossistema da Cacau Show se retroalimenta. “O hotel de Campos do Jordão (Bendito Cacao), por exemplo, nasce do universo do cacau. Ele tangibiliza, através de experiências como o ritual do cacau, menus harmonizados e produtos exclusivos, tudo que se pode proporcionar com um fruto tão especial. É uma história que precisa ser vivida e não só contada.”
Já o novo resort em Águas de Lindoia – um tradicional hotel da cidade que, após a aquisição passa por uma grande transformação – terá foco em chocolate. “Serão experiências, degustações, quartos temáticos com nossos personagens, atividades que irão conectar o chocolate a este momento de prazer compartilhado, com foco nas famílias. A Cacau Show garante, com sua marca forte, reconhecida e amada, que os resorts serão únicos e com qualidade. E dão vida aos atributos dos produtos e da marca.”
O passo com o Playcenter será um mergulho no universo do chocolate, por meio de experimentações imersivas para um grande público. “Vamos poder democratizar ainda mais as experiências e pontos de conexão com a marca. Uma conexão além do consumo, totalmente baseada em entretenimento e vivência.”
Se esses empreendimentos maximizam o conceito de experiência para a Cacau Show, isso é possível porque toda a rede de contato com o consumidor é construída sobre a mesma base, segundo Lilian. “Todos os nossos pontos de contato têm que entregar o mesmo propósito. Cada um de maneira complementar: em um evento, podemos ter degustação, em um hotel, podemos ter uma atividade. Na mídia temos que fazer esta entrega via conteúdo. Tanto na mídia paga, quanto na própria.”
É algo que se reflete, também, nos pontos de venda. Hoje, a Cacau Show conta com 4.300 lojas, se tornando uma das maiores redes de franquia do país. “Nossa experiência de loja está em constante evolução e é fundamental para entregarmos o nível de conexão que queremos com nosso consumidor. Desde uma loja container até uma hiper store, tudo é pensado para darmos um atendimento show, acolhendo o consumidor e proporcionando uma venda com qualidade.”
Toda essa visão é amplificada no digital e nas mídias. “Nossas redes sociais, nossas campanhas de digital, nossos comerciais na televisão. Todos saem do mesmo conceito, da mesma crença, e a execução se torna fluida. Por exemplo: temos muito orgulho de ter a rede social com maior engajamento da indústria de alimentos no Brasil. E isto só acontece porque as pessoas querem se conectar com a marca. Nosso consumidor está conectado com nossos valores, inovações, experiências. Isso faz com que a marca, com apenas 35 anos, já seja icônica. Uma verdadeira love brand.”