De olho na popularidade crescente do futebol americano no Brasil, a XP Investimentos deu em setembro mais um passo em direção ao seu posicionamento no território dos esportes. A corretora que já investe na Fórmula 1 e no COB (Comitê Olímpico Brasileiro) se tornou a primeira marca brasileira a patrocinar a NFL (National Football League).
A parceria segue uma estratégia alinhada com os objetivos da XP, de posicionar a corretora dentro e fora do Brasil, segundo Lisandro Lopez, CMO da XP Inc. “Esse movimento apoia o desenvolvimento do esporte no país e, ao mesmo tempo, nos ajuda a alavancar a marca XP tanto nacional quanto internacionalmente”, afirma.
É um acordo de dupla via, que também atende a NFL em seus propósitos de expansão. “A parceria também tem o objetivo de impulsionar o alcance da NFL fora do mercado norte-americano, que já atingiu um nível de penetração muito elevado. Somos um parceiro estratégico para impulsionar ainda mais esses resultados“, diz Lopez.
A união será de longo prazo, na qual a XP, como parceira local da liga, estará associada ao futebol americano em diversas ações conjuntas no país. Com isso, garante presença durante as transmissões dos campeonatos, além de encontrar oportunidades de maior conexão com o seu público nas conversas sobre o tema.
Os jogos da NFL são transmitidos no Brasil há alguns anos. E o Super Bowl, jogo final do campeonato, com apresentações artísticas icônicas, é um dos eventos esportivos mais assistidos do país. A estimativa é que o futebol americano conte hoje com mais de 38 milhões de torcedores por aqui. Além disso, a seleção brasileira da modalidade tem se destacado em competições internacionais, contribuindo para a ascensão do esporte localmente.
O anúncio do acordo entre a XP e a NFL, feito em setembro, foi realizado durante o Expert XP, festival internacional de investimentos em São Paulo. Articulado com a novidade, o evento contou com a participação de Tom Brady – atleta heptacampeão do Super Bowl e um dos maiores nomes do esporte de todos os tempos – o que, por si só, gerou mídia espontânea relevante para a marca.
Fora dos campos, Brady também se notabilizou por seguir prosperando como empreendedor, em cada uma das empresas que ele cofundou. E por isso faz fit com a XP tanto no território dos esportes, onde a marca posiciona sua comunicação e marketing, quanto no de investimentos, que é o coração do negócio.
COB
No campo dos esportes, a XP também é patrocinadora oficial do COB e do Time Brasil. A parceria compreende o ciclo olímpico, que vem desde os Jogos de Tóquio e Olimpíadas de Inverno/2022, e segue no Pan-2023 e Olimpíadas de Paris/2024. Nessa jornada, a XP faz parceria com os atletas Bruno Fratus (natação), Ricardo Lucarelli (vôlei), Cristiane Rozeira (futebol), Mayra Aguiar (judô), Sheilla Castro (vôlei) e Fernando Scherer, o Xuxa (ex-atleta, natação), que formam o “Time XP”, como embaixadores da marca.