Marcas e agências têm seus métodos para analisar dados e encontrar oportunidades de marketing e negócios. Mas ter acesso a mapeamentos exclusivos de veículos adiciona insights preciosos para elaborar estratégias de comunicação, aproveitando ao máximo o potencial do conteúdo. Essa inteligência é o material de trabalho de Carol Braga, gerente de planejamento e insights do UOL AD_LAB, posição recém-criada para realizar essa troca entre UOL e parceiros.
Segundo Carol, é um trabalho que envolve três frentes: abrir os radares, por meio de curadoria de tendências e pesquisas internas; realizar a transmissão desse conhecimento, por meio de roadshows e encontros (hoje remotos); e escutar as necessidades de marcas e agências, por meio de um relacionamento próximo e engajado.
“A ideia é levar conteúdo para os clientes. Acionar a nossa estrutura aqui dentro, para mapear tendências, entender como o nosso conteúdo se posiciona nelas. E criar uma relação em que os clientes saibam que a gente é o cara para contar”, afirma a executiva, que antes atuava na área de projetos comerciais de conteúdo do UOL AD_LAB. “Nessas conversas a gente entende para onde marcas e agências estão olhando, para casarmos objetivos.”
Já neste início de trabalho, Carol diz que é possível perceber o impacto na visão das agências. “A gente percebe que muitos clientes ainda não sabem o poder da nossa entrega. Escuto muito: ‘Nossa, não sabia que vocês produziam séries de vídeos!’. E são conteúdos que podem ter a ver com a marca. Tem muito cliente que fica surpreendido, que não tem ideia do nosso potencial de criação, mídia e alcance do público. Então, a ideia é também convidar clientes a entrarem nos nossos projetos.”
De acordo com Carol, há uma ideia muitas vezes distorcida no mercado de que certos públicos só são alcançados e engajam pelas redes sociais. “Tem agências que ainda não têm noção de que temos um alcance de 53 milhões de mulheres (84% das mulheres conectadas)”, afirma.
Carol aponta alguns macrotemas que serão transversais na vida das pessoas nos próximos anos e devem receber a atenção de veículos e marcas. Um exemplo é a pauta da saúde mental, mote do primeiro roadshow que está na rua. A executiva considera que o olhar para a saúde mental deverá integrar um novo mindset que deve guiar ações dentro e fora das empresas. “Mais do que falar sobre a saúde mental, as marcas devem pensar em como deveriam ser sustentáveis do ponto de vista de saúde mental. É sobre responsabilidade compartilhada.”
Até pela tendência em ser um assunto muito presente, o conteúdo gerado sobre o tema não deve se resumir apenas a verticais especializados, como o UOL VivaBem. Ele pode e já tem sido abordado em outros canais, como Universa (especializado na mulher contemporânea), e UOL TAB (sociedade e comportamento). “Montamos o roadshow e mostramos cases de marcas que já estão olhando para isso de forma muito construtiva. É um tema que não é de interesse apenas de marcas de saúde, mas de todas as marcas. Vai transbordar e muitos vão precisar dar uma viradinha de chave.”
Outros assuntos no radar, segundo Carol, são o estilo de vida da população acima de 45 anos “que tem sido muito falado, mas pouco observado por marcas”. E a questão do “parenting em 2021”. “Como está sendo cuidar das crianças dentro de casa e o que isso deve impactar nos comportamentos e no consumo”, afirma. Para os próximos meses, segundo a executiva, o mercado já pode aguardar novos roadshows sobre SXSW e Marketing Insights 2021.