_Insights

Público 45+ quer saúde, viagens e descobertas sem disfarçar idade, diz estudo

Imagem: Kranen Images/Unsplash

O público maior de 45 anos está em plena atividade, ávido por desfrutar a vida e conhecer coisas novas, se apropriando da maturidade. São pessoas que se interessam por viajar, aprender mais e ganhar dinheiro, ao mesmo tempo que desejam cuidar do corpo e da mente. Esses comportamentos foram mapeados no estudo “UOL Perennials”, conduzido pela área de Consumer Insights do UOL.

A busca por qualidade de vida e por manter uma saúde equilibrada está entre as prioridades dos perennials. Mas isso não é o mesmo que negar o envelhecimento: 70% discordam de que gastariam tudo para parecer mais jovem.

Entre os cuidados mencionados pelos entrevistados, 88% dizem que pagariam qualquer preço pela saúde. Na prática, isso se reflete na alimentação: 82% estão dispostos a pagar mais por comida de qualidade e 64% procuram ter uma dieta bem balanceada. E também nas atividades físicas: 58% praticam exercícios e 35% têm o hábito de caminhar.

O público perennial é uma parcela relevante da população. De acordo com o levantamento, quatro em cada 10 pessoas conectadas à internet no Brasil estão nessa faixa etária. E o UOL tem um alcance de 78% dessa população, segundo a Comscore. Para os insights comportamentais, a pesquisa cruzou dados do TGI (Target Group Index) Kantar IBOPE Media com os da audiência UOL, dentro do recorte de pessoas acima de 45 anos.

Quem passou dos 45 anos segue um estilo de vida cheio de expectativas de realizar novas descobertas e vivências. Entre os respondentes, 95% afirmam que é importante seguir aprendendo coisas novas no decorrer da vida. E 81% se consideram pessoas criativas.

Na análise comportamental entre a audiência UOL, 87% dos entrevistados 45+ declaram que gostariam de conhecer novas culturas; 72% dizem que se encantam com a ideia de viajar para o exterior; e 51% têm um grande espírito aventureiro. Saindo do plano do desejo para a prática, 40% dos perennials que acessam o UOL estão de fato planejando uma viagem para os próximos 12 meses – dado 15 pontos percentuais acima da média geral de internautas nesta faixa etária.

Os 45+ também estão ligados em formas de ganhar mais dinheiro e acreditam que o topo da carreira ainda está por vir. Segundo o mapeamento, 58% dos respondentes nessa idade que acessam o UOL esperam atingir esse auge. A maioria ainda vislumbra a possibilidade de empreender. Entre os respondentes, 61% afirmam que algum dia gostariam de começar o próprio negócio. E 57% estão em busca de oportunidades para obter rendas adicionais.

O poder de consumo é uma característica forte do grupo acima dos 45. Entre os entrevistados, 68% declaram que são decisores de compra. Entre os que acessam o UOL, a maioria (86%) afirma que compensa pagar mais caro por produtos de qualidade. Além disso, 46% dizem sentir prazer em qualquer tipo de compra.

Perennials e a Internet

Esse é um grupo integrado aos meios digitais. Entre a audiência do UOL, 97% do público 45+ diz que acessa a internet todos os dias – índice 28% acima da média geral dos internautas ouvidos na pesquisa. A maioria (85%) afirma que usa a internet principalmente para se entreter e se informar.

Os perennials que acessam o UOL estão ligados na evolução tecnológica e são entusiastas das novidades. A maioria (75%) declara que se mantém atualizada com os avanços. Para 51%, a qualidade do contato humano foi melhorada graças à tecnologia. E 50% gostam de comprar novos aparelhos e eletrodomésticos.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo