Maquiagem no TikTok: WGSN mostra pontos em que as marcas devem focar
Crédito Imagem: Androlia/AdobeStock

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Quais são as tendências de maquiagem no TikTok atualmente? Quem responde é o relatório “TikTok + WGSN: Dados analíticos 2025”, da WGSN, que partiu da análise de hashtags utilizadas em março e abril para identificar oportunidades para esse mercado.
O estudo identificou, por exemplo, um retorno ao básico da maquiagem. O movimento foi acelerado pela #UnrecognizableMakeup (Maquiagem irreconhecível) e pela #NeutralMakeup (Maquiagem neutra), que geram alto engajamento.
Partindo dessa constatação, a WGSN recomenda que as marcas busquem inspiração nos tutoriais de meados da década de 2010 para ensinar técnicas de maquiagem – em vez de apenas vender estética de nicho para ampliar o uso do produto.
Como exemplo, o relatório cita o conteúdo do #LipLiner, que evoluiu para apresentar truques que dão a aparência de lábios mais carnudos sem agulhas.
Maquiagem no TikTok: principais estratégias
Uma das principais estratégias destacadas pela análise de hashtag é a #ColorCorrector, que confirma o entendimento do consumidor sobre as necessidades de correspondência de tons de pele e subtons. É interessante entender que os consumidores parecem buscar cada vez mais fórmulas de maquiagem personalizadas.
“Isso é especialmente verdadeiro entre os criadores do TikTok do #MelaninMakeup, que se concentram em traduzir a estética das tendências para tons de pele escuros”, afirma a WGSN.
Neste ponto, a dica é desenvolver novos produtos que atendam às preocupações de combinação de tons entre populações sub-representadas e com pele sensível. É importante ter em mente quais são as populações locais e suas preocupações, como rosácea e hiperpigmentação.
Pode ser o caso também de investir em inteligência artificial nas plataformas de varejo para melhorar os serviços de correspondência de precisão.
Também vale a pena pensar em concentrar estratégias de curto prazo nos corretores de cor e corretivos que a marca já tem. A dica é apostar em uma abordagem educacional, para melhorar as recomendações de combinação de cores com base em preocupações e partes específicas do rosto. A ideia, então, é mostrar como ajustar produtos de base que não sejam uma combinação perfeita usando misturas de corretores.
Produtos de longa duração
O poder de longa duração do delineador #Kajal também chamou a atenção. Segundo o relatório, o exemplo entrega às marcas a chance de evoluir as aplicações tradicionais para que funcionem nos estilos de vida modernos (aquele corre-corre de todo dia).
O mesmo ponto foi evidenciado na #RussianManicure, tendência entre consumidores que buscam unhas duráveis e cuidados para a pele ao redor.
Maquiagem no TikTok: WGSN mostra pontos em que as marcas devem focar
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Quais são as tendências de maquiagem no TikTok atualmente? Quem responde é o relatório “TikTok + WGSN: Dados analíticos 2025”, da WGSN, que partiu da análise de hashtags utilizadas em março e abril para identificar oportunidades para esse mercado.
O estudo identificou, por exemplo, um retorno ao básico da maquiagem. O movimento foi acelerado pela #UnrecognizableMakeup (Maquiagem irreconhecível) e pela #NeutralMakeup (Maquiagem neutra), que geram alto engajamento.
Partindo dessa constatação, a WGSN recomenda que as marcas busquem inspiração nos tutoriais de meados da década de 2010 para ensinar técnicas de maquiagem – em vez de apenas vender estética de nicho para ampliar o uso do produto.
Como exemplo, o relatório cita o conteúdo do #LipLiner, que evoluiu para apresentar truques que dão a aparência de lábios mais carnudos sem agulhas.
Maquiagem no TikTok: principais estratégias
Uma das principais estratégias destacadas pela análise de hashtag é a #ColorCorrector, que confirma o entendimento do consumidor sobre as necessidades de correspondência de tons de pele e subtons. É interessante entender que os consumidores parecem buscar cada vez mais fórmulas de maquiagem personalizadas.
“Isso é especialmente verdadeiro entre os criadores do TikTok do #MelaninMakeup, que se concentram em traduzir a estética das tendências para tons de pele escuros”, afirma a WGSN.
Neste ponto, a dica é desenvolver novos produtos que atendam às preocupações de combinação de tons entre populações sub-representadas e com pele sensível. É importante ter em mente quais são as populações locais e suas preocupações, como rosácea e hiperpigmentação.
Pode ser o caso também de investir em inteligência artificial nas plataformas de varejo para melhorar os serviços de correspondência de precisão.
Também vale a pena pensar em concentrar estratégias de curto prazo nos corretores de cor e corretivos que a marca já tem. A dica é apostar em uma abordagem educacional, para melhorar as recomendações de combinação de cores com base em preocupações e partes específicas do rosto. A ideia, então, é mostrar como ajustar produtos de base que não sejam uma combinação perfeita usando misturas de corretores.
Produtos de longa duração
O poder de longa duração do delineador #Kajal também chamou a atenção. Segundo o relatório, o exemplo entrega às marcas a chance de evoluir as aplicações tradicionais para que funcionem nos estilos de vida modernos (aquele corre-corre de todo dia).
O mesmo ponto foi evidenciado na #RussianManicure, tendência entre consumidores que buscam unhas duráveis e cuidados para a pele ao redor.
Maquiagem no TikTok: WGSN mostra pontos em que as marcas devem focar
Crédito Imagem: Androlia/AdobeStock

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Quais são as tendências de maquiagem no TikTok atualmente? Quem responde é o relatório “TikTok + WGSN: Dados analíticos 2025”, da WGSN, que partiu da análise de hashtags utilizadas em março e abril para identificar oportunidades para esse mercado.
O estudo identificou, por exemplo, um retorno ao básico da maquiagem. O movimento foi acelerado pela #UnrecognizableMakeup (Maquiagem irreconhecível) e pela #NeutralMakeup (Maquiagem neutra), que geram alto engajamento.
Partindo dessa constatação, a WGSN recomenda que as marcas busquem inspiração nos tutoriais de meados da década de 2010 para ensinar técnicas de maquiagem – em vez de apenas vender estética de nicho para ampliar o uso do produto.
Como exemplo, o relatório cita o conteúdo do #LipLiner, que evoluiu para apresentar truques que dão a aparência de lábios mais carnudos sem agulhas.
Maquiagem no TikTok: principais estratégias
Uma das principais estratégias destacadas pela análise de hashtag é a #ColorCorrector, que confirma o entendimento do consumidor sobre as necessidades de correspondência de tons de pele e subtons. É interessante entender que os consumidores parecem buscar cada vez mais fórmulas de maquiagem personalizadas.
“Isso é especialmente verdadeiro entre os criadores do TikTok do #MelaninMakeup, que se concentram em traduzir a estética das tendências para tons de pele escuros”, afirma a WGSN.
Neste ponto, a dica é desenvolver novos produtos que atendam às preocupações de combinação de tons entre populações sub-representadas e com pele sensível. É importante ter em mente quais são as populações locais e suas preocupações, como rosácea e hiperpigmentação.
Pode ser o caso também de investir em inteligência artificial nas plataformas de varejo para melhorar os serviços de correspondência de precisão.
Também vale a pena pensar em concentrar estratégias de curto prazo nos corretores de cor e corretivos que a marca já tem. A dica é apostar em uma abordagem educacional, para melhorar as recomendações de combinação de cores com base em preocupações e partes específicas do rosto. A ideia, então, é mostrar como ajustar produtos de base que não sejam uma combinação perfeita usando misturas de corretores.
Produtos de longa duração
O poder de longa duração do delineador #Kajal também chamou a atenção. Segundo o relatório, o exemplo entrega às marcas a chance de evoluir as aplicações tradicionais para que funcionem nos estilos de vida modernos (aquele corre-corre de todo dia).
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