Como as marcas podem se inserir na jornada do torcedor brasileiro durante a Copa do Mundo? Para compreender seus hábitos, o UOL realizou, em parceria com a MindMiners, a pesquisa “A Torcida Brasileira”. O estudo mapeia o calor da torcida, seus planos para assistir aos jogos, além de oportunidades de geração de conteúdo e experiências de marcas.
“No momento de torcer, o que o público busca é identificação. Por isso, é preciso ser muito pouco intrusivo e investir em ações de conteúdo que aproximam, focando em criadores e suas redes, e aproveitando, assim, o potencial de segunda tela que o evento tem”, afirma Karen Cunsolo, gerente geral do UOL Content_LAB.
O estudo identificou que a experiência de acompanhar a Copa é multiplataforma e não se limita ao momento de assistir à seleção jogando. O torcedor, vai em busca de conteúdo, informação e entretenimento em torno do assunto, antes, durante e depois de cada partida. Nesses ambientes, há inúmeras possibilidades criativas de ações para marcas.
Além disso, a maioria dos entrevistados demonstra um forte engajamento prévio com personalidades ligadas ao cenário futebolístico. Entre os entrevistados, 67% declararam ter um narrador favorito (entre a audiência do UOL, o índice sobe para 83%). E 59% disseram ter um comentarista favorito (78% entre o público UOL).
A pesquisa quantitativa coletou respostas online de usuários da plataforma MeSeems, da MindMiners. Ao todo, foram 1.800 entrevistas em maio deste ano. Foram ouvidos homens e mulheres acima de 16 anos, das Classes ABC, pertencentes a todas as regiões do Brasil e conectados à internet.
Como a torcida comemora
Conhecer os hábitos e planos dos torcedores para o momento da Copa é estratégico para marcas que pretendem estar próximas do público durante a Copa. Até porque, os brasileiros se preparam: mais de um terço dos respondentes (34%) declararam que, durante a Copa, planejam seus dias de acordo com os jogos. Entre o público do UOL, essa fatia é de 54%.
A pesquisa buscou ainda saber em quais ambientes e momentos os brasileiros pretendem acompanhar a seleção. A maioria dos entrevistados acredita que assistirá aos jogos em casa (81%). Outros ambientes citados incluem: casa de amigos ou parentes (37%), bares e restaurantes (22%), locais públicos abertos, como praças e parques (13%) e trabalho/escola/ faculdade (14%).
E boa parte pretende equipar a casa para ter uma melhor experiência ao assistir aos jogos. Entre os entrevistados, 22% têm intenção de comprar uma smart TV até a Copa (39% entre a audiência UOL). Outros 14% declaram que irão comprar o eletrônico apenas se houver descontos ou promoções interessantes. Quanto ao figurino, 51% disseram que vão torcer com camisas e adereços (78% entre audiência do UOL).
Os entrevistados reconhecem que há um aumento de consumo de certos produtos e serviços, em função da Copa. Os mais citados na intenção de compra foram salgadinhos, cerveja, bebidas não alcoólicas, carnes e embutidos e serviço de aplicativo de comida. E o que combina com Copa? Mais de 80% dos entrevistados citaram salgadinho, cerveja, serviços de apostas e bebidas não alcoólicas.
Para receber a pesquisa completa ou solicitar um roadshow, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.