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Content commerce: tendências de conteúdo se conectam com o futuro do varejo 

Imagem: Stephan Sorkin/Unsplash

O varejo tem experimentado o poder do conteúdo digital nas vendas: produtos que se esgotam das prateleiras após posts de influenciadores e memes que viralizam, e o shopstreaming nas lives durante a pandemia mais do que provaram a tese. Mas quais serão os próximos passos, com a evolução dos formatos de conteúdo nas mídias imersivas?

Algumas tendências captadas pelo white paper “SXSW Insights 2022”, relatório desenvolvido pela GoAd Media e oferecido pelo UOL, apontam caminhos. O documento está disponível gratuitamente para download. Além disso, o UOL oferece a marcas e agências a apresentação dessas tendências em roadshows* presenciais e online.

Veja insights:

Creator commerce

À medida que criadores de conteúdo digital buscam cada vez mais monetizar suas produções diretamente com a audiência, seus canais de conteúdo também se tornam canais de venda e não apenas de mídia ou conteúdo patrocinado. Isso abre oportunidades para o varejo. Como isso funciona na prática? Já surgem negócios com esse foco, como a plataforma de creator commerce LTK, da blogueira de moda Amber Venz Box, que se tornou empreendedora de tecnologia. A plataforma gera mais de US$ 1 bilhão em vendas por ano e já transformou 170 criadores em milionários.

Consumo de símbolos

O caminho que as realidades imersivas abrem é o do consumo de símbolos. “A cultura vai se definindo, entre outros aspectos, a partir de novos padrões de consumo. O SXSW apontou que a aceleração de vivências online tornará os símbolos digitais mais e mais cobiçados, impulsionando os NFTs”, aponta o relatório. Esses novos símbolos consumíveis farão sentido e terão valor, dentro de uma relação de paixão e pertencimento. “Só no futebol, torcedores já gastaram mais de US$ 350 milhões em tokens de seus times do coração, de acordo com estudo publicado pela BBC em dezembro de 2021.”

V-commerce imersivo

De acordo com a curadoria de tendências, a próxima transformação digital conduzirá ao v-commerce imersivo, unindo soluções em AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) aos ambientes do metaverso para desenvolver estratégias de varejo. Seria “uma evolução em relação ao shoppertainment, com avatares virando consumidores e a posse de produtos phydigital.”

Os roadshows são uma cortesia do UOL a marcas e agências parceiras. Para a realização de apresentações com pesquisas e insights exclusivos do UOL, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo