Os jogos são disputados no ambiente digital, mas a arena é real. A XLG UOL (Xtreme League), liga independente de esportes eletrônicos (e-Sports), inaugurou este ano um estúdio oficial onde são realizados seus campeonatos de games. É lá que os jogadores profissionais se enfrentam em diversos torneios. Tudo é filmado, e as partidas são transmitidas ao vivo por YouTube, Facebook, Twitch ou até mesmo por canais de TV. Na plataforma da XLG, os fãs podem acompanhar os calendários das partidas, o desempenho das equipes, entre outros conteúdos sobre os campeonatos.
O cenário do estúdio é ideal para ações de marcas com geração de conteúdo no digital. Uma das principais frentes da iniciativa é ajudar empresas de games a abrir espaço no esporte eletrônico do Brasil. Desde julho, o estúdio é a arena do campeonato brasileiro de Rainbow Six, da Ubisoft. A final será no dia 3 de setembro. É um campeonato customizado para a marca, no qual a XLG oferece a infraestrutura do estúdio, a organização do campeonato e a geração do conteúdo que vai para o site da Ubisoft.
O estúdio da XLG também cria oportunidades para empresas que não são do universo gamer, mas conversam com esse público — que é exigente e cativo. Os fãs de games fazem parte do macrocontexto “Geek” do conteúdo UOL, que alcança 9 milhões de usuários únicos por mês (o UOL dividiu sua audiência em 14 macrocontextos). Considerados os consumidores do futuro, são um target estratégico.
Para alcançar esse público dentro do universo XLG, é possível inserir produtos e serviços no cenário, enquanto o conteúdo é gerado. Embora não seja aberto ao público, o estúdio de 220 m², com 12 computadores (seis por equipe), tem espaço para diversos tipos de ativação com os jogadores, no wallpaper ou até mesmo no mobiliário. Cada player é acompanhado por uma câmera fixa que grava todas as suas jogadas, além disso, câmeras móveis circulam pelo estúdio e também fazerem takes gerais das equipes.
Sistema de pagamento dá suporte às marcas
Outra vantagem para marcas parceiras da XLG é o uso do sistema de pagamentos Boa Compra (Go4Gold), usado nos campeonatos. O sistema é usado tanto na compra de licença de jogos, como nas microtransações para compra de atributos para os personagens. Com isso, marcas parceiras podem realizar promoções com o uso desses créditos.