_Brainstorm

Heineken, Pão de Açúcar e Renner lançam podcasts para reforçar valores de marca

Imagem: Divulgação

Consumo responsável, vida sustentável. Debates que cada vez mais ganham relevância na sociedade encontram amplificação em podcasts recentemente lançados por marcas como Heineken, Pão de Açúcar e Renner. Para as empresas, o investimento nos programas de áudio é uma forma de abrir conversas que reforçam seus valores, de forma próxima das pessoas.

Com o podcast “Te Vejo Amanhã”, a Heineken fala sobre a relação entre sociedade, estilo de vida e álcool. Com produção e mediação do cantor, compositor e empresário Fióti, CEO do Laboratório Fantasma, a série de programas integra as ações da plataforma Day After Project, da Heineken, que tem como proposta se conectar com o público jovem de maneira genuína.

“Para fazer as pessoas refletirem sobre os motivos que as levam ao consumo excessivo de álcool é importante falar sobre como está o equilíbrio delas com a própria vida”, afirma Mauro Homem, Diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Heineken no Brasil, em nota à imprensa.

Já o Pão de Açúcar, com o podcast “Lugar de Escuta”, busca criar um espaço para ampliar a conscientização e conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular, bem-estar animal, mudanças climáticas, desperdício e outros assuntos contemporâneos em discussão pela sociedade.

“O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como parte da sua estratégia de negócio e do propósito da marca. Temos uma série de ações que promovem a oferta e o consumo consciente, cadeias produtivas mais sustentáveis e o descarte correto de resíduos recicláveis”, afirma Othon Vela, Diretor de Marketing do Pão de Açúcar, em comunicado. “Escolhemos o formato de podcast, que é prático e acessível, chegando a maior quantidade possível de ouvintes.”

O primeiro episódio do “Lugar de Escuta foi ao ar no Dia do Consumo Consciente (15 de outubro), com uma entrevista com o Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, para falar sobre práticas de consumo responsável e de menor impacto socioambiental.

Também para aprofundar o diálogo com o público da marca, a Renner lançou o podcast “Fashion Talks”. O primeiro episódio falou de moda responsável, e contou com participação da apresentadora do GNT, podcaster e cofundadora do Projeto Gaveta, Giovanna Nader, e do escritor, consultor, especialista em marketing de moda e design para sustentabilidade, André Carvalhal.

“O novo podcast da Renner propõe uma conversa transparente e construtiva com especialistas do mercado e da companhia para refletir sobre assuntos que fazem parte da vida das pessoas. O conteúdo e o formato inovador da plataforma fortalecem a cumplicidade com os nossos clientes”, disse Maria Cristina Merçon, diretora de marketing corporativo da Renner em nota.

Dos mais de 100 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram podcast e 64% dos ouvintes usam podcast como fonte de informação e entretenimento, segundo dados do Ibope. Além de criar programas proprietários, marcas também têm se apropriado de territórios com audiência estabelecida, e investido em publicidade no formato.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo