Consumidores estão atentos a questões ambientais e greenwashing
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Consumidores se preocupam com a sustentabilidade e estão bastante atentos a greenwashing e social washing. É o que indica a Kantar ao reunir alguns dados que apontam que questões climáticas e ambientais continuam sendo as principais preocupações das pessoas globalmente. A afirmação vale especialmente para as gerações mais jovens. Para muitos da geração Z e Millennials, a sustentabilidade é parte essencial de sua identidade.
Na população em geral, 52% das pessoas se consideram ambientalistas. Entre os Zs, porém, eles são 57%. Entre os Millennials, 64%. Entre os X, 49% se consideram ambientalistas. Entre os Boomers, apenas 42%.
Decisões de compra indicam personalidade e crenças
Outro dado interessante é que 46% da população global considera que comprar produtos sustentáveis ou escolher serviços ambiental ou socialmente conscientes mostra quem a pessoa é e em que ela acredita. Mais uma vez, os mais jovens são mais entusiastas da ideia. Na Gen Z, 51% concordam com isso. Entre os Millennials, 58%.
Comprar produtos sustentáveis ou escolher serviços ambiental/socialmente conscientes mostra quem eu sou e no que acredito
- Total da população: 46%
- Gen Z: 51%
- Millennials: 58%
- Gen X: 42%
- Boomers: 36%
Os dados indicam ainda que embora a preocupação com o meio ambiente tenha perdido um pouco de espaço para outros assuntos preocupantes, 67% das pessoas ainda acreditam que o ambientalismo é extremamente importante, devido à crescente frequência, intensidade e, crucialmente, proximidade dos impactos das mudanças climáticas.
Consumidores muito atentos a informações falsas sobre greenwashing
Mas os consumidores estão mais atentos e exigentes nesse assunto. Em todos os setores, o Índice de Sustentabilidade Setorial da Kantar perguntou às pessoas se elas viram ou ouviram informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis tomadas por marcas.
A empresa esperava que eles tivessem de fato alguma preocupação com isso, mas se surpreendeu ao encontrar níveis consistentemente altos de percepção de greenwashing e/ou social washing em todos os setores. Em média, 52% das pessoas no mundo afirmam ter visto ou ouvido informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis tomadas por marcas.
Onde as pessoas mais dizem ter visto informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis das marcas
- 60% – Redes sociais
- 58% – Carnes e produtos de carne
- 57% – Roupas, calçados; veículos automotores
- 56% – Supermercados; petróleo e gás; fast-food; restaurantes; limpeza; cuidados com o lar; energia
- 55% – Sites de compras online; medicamentos OTC; skincare
- 54% – Eletrônicos; eletrodomésticos
- 53% – Carros e mobilidade; produtos de lavanderia; viagens/hospitalidade; detergentes e cuidados com tecidos
- 52% – Cosméticos e maquiagem; cuidados pessoais; produtos de higiene
- 51% – Frutas e vegetais frescos; itens especiais; veículos elétricos/híbridos; serviços financeiros; bancos; seguros
- 50% – Água engarrafada; propriedades para aluguel/compra; bebidas embaladas; bebidas saborizadas; carnes e laticínios alternativos (plant-based)
- 49% – Cigarros, tabaco; álcool para consumo doméstico; doces e chocolates; eletrônicos pessoais; acessórios de tabaco
- 48% – Brinquedos; jogos eletrônicos; móveis; itens para o lar; entretenimento doméstico
- 47% – Café; chá
- 46% – Cerveja; vinho; bebidas destiladas; produtos para bebês
- 42% – Produtos para pets
Credibilidade e sentimentos positivos contam pontos
A Kantar destaca que, de maneira geral, a mensagem deve ser fiel à marca porque a credibilidade é um fator decisivo para os consumidores. Ela destaca também que as comunicações mais bem-sucedidas sobre sustentabilidade são as que deixam as pessoas com sentimentos positivos. Ou seja, depois de serem impactadas, elas se sentem confiantes, satisfeitas, animadas e inspiradas – e não irritadas, decepcionadas, culpadas ou tristes.
Segundo a empresa, portanto, campanhas de sustentabilidade têm melhor desempenho quando não se limitam a focar nos desafios, mas deixam as pessoas com uma visão mais inspiradora e positiva de como a mudança pode ser incentivada.
Por fim, a Kantar deixa o alerta de que o silêncio não é uma boa estratégia. Ao não dizer nada – o que ela chama de “silêncio verde” – a marca também é interpretada. E 53% dos consumidores assumem que ela não está fazendo nada ou está escondendo alguma coisa.
Consumidores estão atentos a questões ambientais e greenwashing
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Consumidores se preocupam com a sustentabilidade e estão bastante atentos a greenwashing e social washing. É o que indica a Kantar ao reunir alguns dados que apontam que questões climáticas e ambientais continuam sendo as principais preocupações das pessoas globalmente. A afirmação vale especialmente para as gerações mais jovens. Para muitos da geração Z e Millennials, a sustentabilidade é parte essencial de sua identidade.
Na população em geral, 52% das pessoas se consideram ambientalistas. Entre os Zs, porém, eles são 57%. Entre os Millennials, 64%. Entre os X, 49% se consideram ambientalistas. Entre os Boomers, apenas 42%.
Decisões de compra indicam personalidade e crenças
Outro dado interessante é que 46% da população global considera que comprar produtos sustentáveis ou escolher serviços ambiental ou socialmente conscientes mostra quem a pessoa é e em que ela acredita. Mais uma vez, os mais jovens são mais entusiastas da ideia. Na Gen Z, 51% concordam com isso. Entre os Millennials, 58%.
Comprar produtos sustentáveis ou escolher serviços ambiental/socialmente conscientes mostra quem eu sou e no que acredito
- Total da população: 46%
- Gen Z: 51%
- Millennials: 58%
- Gen X: 42%
- Boomers: 36%
Os dados indicam ainda que embora a preocupação com o meio ambiente tenha perdido um pouco de espaço para outros assuntos preocupantes, 67% das pessoas ainda acreditam que o ambientalismo é extremamente importante, devido à crescente frequência, intensidade e, crucialmente, proximidade dos impactos das mudanças climáticas.
Consumidores muito atentos a informações falsas sobre greenwashing
Mas os consumidores estão mais atentos e exigentes nesse assunto. Em todos os setores, o Índice de Sustentabilidade Setorial da Kantar perguntou às pessoas se elas viram ou ouviram informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis tomadas por marcas.
A empresa esperava que eles tivessem de fato alguma preocupação com isso, mas se surpreendeu ao encontrar níveis consistentemente altos de percepção de greenwashing e/ou social washing em todos os setores. Em média, 52% das pessoas no mundo afirmam ter visto ou ouvido informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis tomadas por marcas.
Onde as pessoas mais dizem ter visto informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis das marcas
- 60% – Redes sociais
- 58% – Carnes e produtos de carne
- 57% – Roupas, calçados; veículos automotores
- 56% – Supermercados; petróleo e gás; fast-food; restaurantes; limpeza; cuidados com o lar; energia
- 55% – Sites de compras online; medicamentos OTC; skincare
- 54% – Eletrônicos; eletrodomésticos
- 53% – Carros e mobilidade; produtos de lavanderia; viagens/hospitalidade; detergentes e cuidados com tecidos
- 52% – Cosméticos e maquiagem; cuidados pessoais; produtos de higiene
- 51% – Frutas e vegetais frescos; itens especiais; veículos elétricos/híbridos; serviços financeiros; bancos; seguros
- 50% – Água engarrafada; propriedades para aluguel/compra; bebidas embaladas; bebidas saborizadas; carnes e laticínios alternativos (plant-based)
- 49% – Cigarros, tabaco; álcool para consumo doméstico; doces e chocolates; eletrônicos pessoais; acessórios de tabaco
- 48% – Brinquedos; jogos eletrônicos; móveis; itens para o lar; entretenimento doméstico
- 47% – Café; chá
- 46% – Cerveja; vinho; bebidas destiladas; produtos para bebês
- 42% – Produtos para pets
Credibilidade e sentimentos positivos contam pontos
A Kantar destaca que, de maneira geral, a mensagem deve ser fiel à marca porque a credibilidade é um fator decisivo para os consumidores. Ela destaca também que as comunicações mais bem-sucedidas sobre sustentabilidade são as que deixam as pessoas com sentimentos positivos. Ou seja, depois de serem impactadas, elas se sentem confiantes, satisfeitas, animadas e inspiradas – e não irritadas, decepcionadas, culpadas ou tristes.
Segundo a empresa, portanto, campanhas de sustentabilidade têm melhor desempenho quando não se limitam a focar nos desafios, mas deixam as pessoas com uma visão mais inspiradora e positiva de como a mudança pode ser incentivada.
Por fim, a Kantar deixa o alerta de que o silêncio não é uma boa estratégia. Ao não dizer nada – o que ela chama de “silêncio verde” – a marca também é interpretada. E 53% dos consumidores assumem que ela não está fazendo nada ou está escondendo alguma coisa.
Consumidores estão atentos a questões ambientais e greenwashing
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Consumidores se preocupam com a sustentabilidade e estão bastante atentos a greenwashing e social washing. É o que indica a Kantar ao reunir alguns dados que apontam que questões climáticas e ambientais continuam sendo as principais preocupações das pessoas globalmente. A afirmação vale especialmente para as gerações mais jovens. Para muitos da geração Z e Millennials, a sustentabilidade é parte essencial de sua identidade.
Na população em geral, 52% das pessoas se consideram ambientalistas. Entre os Zs, porém, eles são 57%. Entre os Millennials, 64%. Entre os X, 49% se consideram ambientalistas. Entre os Boomers, apenas 42%.
Decisões de compra indicam personalidade e crenças
Outro dado interessante é que 46% da população global considera que comprar produtos sustentáveis ou escolher serviços ambiental ou socialmente conscientes mostra quem a pessoa é e em que ela acredita. Mais uma vez, os mais jovens são mais entusiastas da ideia. Na Gen Z, 51% concordam com isso. Entre os Millennials, 58%.
Comprar produtos sustentáveis ou escolher serviços ambiental/socialmente conscientes mostra quem eu sou e no que acredito
- Total da população: 46%
- Gen Z: 51%
- Millennials: 58%
- Gen X: 42%
- Boomers: 36%
Os dados indicam ainda que embora a preocupação com o meio ambiente tenha perdido um pouco de espaço para outros assuntos preocupantes, 67% das pessoas ainda acreditam que o ambientalismo é extremamente importante, devido à crescente frequência, intensidade e, crucialmente, proximidade dos impactos das mudanças climáticas.
Consumidores muito atentos a informações falsas sobre greenwashing
Mas os consumidores estão mais atentos e exigentes nesse assunto. Em todos os setores, o Índice de Sustentabilidade Setorial da Kantar perguntou às pessoas se elas viram ou ouviram informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis tomadas por marcas.
A empresa esperava que eles tivessem de fato alguma preocupação com isso, mas se surpreendeu ao encontrar níveis consistentemente altos de percepção de greenwashing e/ou social washing em todos os setores. Em média, 52% das pessoas no mundo afirmam ter visto ou ouvido informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis tomadas por marcas.
Onde as pessoas mais dizem ter visto informações falsas ou enganosas sobre ações sustentáveis das marcas
- 60% – Redes sociais
- 58% – Carnes e produtos de carne
- 57% – Roupas, calçados; veículos automotores
- 56% – Supermercados; petróleo e gás; fast-food; restaurantes; limpeza; cuidados com o lar; energia
- 55% – Sites de compras online; medicamentos OTC; skincare
- 54% – Eletrônicos; eletrodomésticos
- 53% – Carros e mobilidade; produtos de lavanderia; viagens/hospitalidade; detergentes e cuidados com tecidos
- 52% – Cosméticos e maquiagem; cuidados pessoais; produtos de higiene
- 51% – Frutas e vegetais frescos; itens especiais; veículos elétricos/híbridos; serviços financeiros; bancos; seguros
- 50% – Água engarrafada; propriedades para aluguel/compra; bebidas embaladas; bebidas saborizadas; carnes e laticínios alternativos (plant-based)
- 49% – Cigarros, tabaco; álcool para consumo doméstico; doces e chocolates; eletrônicos pessoais; acessórios de tabaco
- 48% – Brinquedos; jogos eletrônicos; móveis; itens para o lar; entretenimento doméstico
- 47% – Café; chá
- 46% – Cerveja; vinho; bebidas destiladas; produtos para bebês
- 42% – Produtos para pets
Credibilidade e sentimentos positivos contam pontos
A Kantar destaca que, de maneira geral, a mensagem deve ser fiel à marca porque a credibilidade é um fator decisivo para os consumidores. Ela destaca também que as comunicações mais bem-sucedidas sobre sustentabilidade são as que deixam as pessoas com sentimentos positivos. Ou seja, depois de serem impactadas, elas se sentem confiantes, satisfeitas, animadas e inspiradas – e não irritadas, decepcionadas, culpadas ou tristes.
Segundo a empresa, portanto, campanhas de sustentabilidade têm melhor desempenho quando não se limitam a focar nos desafios, mas deixam as pessoas com uma visão mais inspiradora e positiva de como a mudança pode ser incentivada.
Por fim, a Kantar deixa o alerta de que o silêncio não é uma boa estratégia. Ao não dizer nada – o que ela chama de “silêncio verde” – a marca também é interpretada. E 53% dos consumidores assumem que ela não está fazendo nada ou está escondendo alguma coisa.
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