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Três pautas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 que marcas devem explorar

Imagem: Reprodução/Vídeo

Maior competição esportiva do mundo, os Jogos Olímpicos atraem os holofotes de todos os cantos não apenas para as disputas por medalhas, mas também para os assuntos que pautam. Em Tóquio 2020, três grandes temas devem conduzir as principais narrativas ao longo de duas semanas de jogos: tecnologia, sustentabilidade e diversidade.

Marcas patrocinadoras do evento, sejam as de abrangência mundial ou que inventem em transmissão e geração de conteúdos locais, que estiverem atentas a essas pautas saberão como alinhá-las a seus discursos e campanhas ao longo da competição.

Alguns desses assuntos, aliás, serão puxados pelas próprias marcas. Antes mesmo de acender a tocha, a Olimpíada de Tóquio 2020 já é a mais rica da história, ultrapassando US$ 3,1 bi em contratos de patrocínio, segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional). São mais de 60 companhias parceiras. Entre os patrocinadores globais estão Airbnb, Alibaba, Coca-Cola, Intel, Samsung, Toyota e Visa.

Veja três pautas que devem conduzir as narrativas dos Jogos Olímpicos de 2020:

1. Tecnologia

Os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ficar para a história como os mais tecnológicos já vistos. E muitas inovações serão financiadas por marcas. Toyota já apresentou modelos de robôs que vai dispor pela cidade, para auxiliar e divertir os turistas durante a competição. E ainda tornará possível o transporte por veículos autônomos. Samsung investe nas transmissões com imagens na tecnologia 8K, Visa quer tornar todos os pagamentos digitais e Intel anunciou que vai levar conexão 5G de alta velocidade para toda a cidade-sede.

2. Sustentabilidade

Tóquio 2020 promete ainda dar um show de sustentabilidade, a começar pela promessa já cumprida de que as cinco mil medalhas distribuídas para os atletas foram produzidas a partir de lixo eletrônico. O ouro, a prata e o bronze foram extraídos de mais de 78 toneladas de eletrônicos reciclados doados pela população japonesa. Um prato cheio para marcas, como Coca-Cola, que trabalham o tema da reciclagem nos seus discursos de sustentabilidade.

3. Diversidade

A tolerância e a inclusão já são, historicamente, temas dos Jogos Olímpicos, que se propõem como um momento para deixar divergências de lado e celebrar o encontro entre nações. A cada edição, essa mensagem se adequa ao contexto. Tóquio 2020 tem como slogan “United by Emotion” (Unidos pela Emoção), e traz em sua campanha — estrelada pela tenista afro-japonesa Naomi Osaka — uma forte mensagem pró-diversidade étnica e de igualdade de gênero, que conversa com as questões recentes sobre imigração e lutas feministas. Marcas com propósitos alinhados a essas causas possivelmente encontrarão oportunidades para repercutir os temas, reforçando seus posicionamentos.

 


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