Quando a americana Dell chegou ao Brasil, há 18 anos, a administradora Leticia Schmaedecke fez parte da primeira equipe interna de vendas. Ela havia acabado de concluir uma especialização em São Paulo, e voltava para Porto Alegre, sua cidade natal e onde a fábrica se instalou. De lá para cá, trilhou um caminho de constante evolução dentro da companhia, foi pioneira em diversas frentes, até chegar ao posto de diretora de operações e, há dois anos, de diretora de marketing para consumidor final e pequenas empresas. “Passei por todos os segmentos da Dell por tipo de cliente”, afirma.
Foco na ascensão da carreira permeou toda a sua trajetória na Dell. Quando decidiu se candidatar à área de vendas, já sabia que seu objetivo era chegar ao marketing. E chegou logo. “Fiquei um ano como representante interna de vendas e me mudei para marketing. Fui a primeira pessoa em marketing direto, fiz o primeiro catálogo”, relembra. Segundo ela, as vendas por catálogo eram fortes em todos os mercados onde a Dell atuava. Depois de cinco anos, decidiu que queria circular entre diversos setores para entender melhor o negócio: passou por planejamento estratégico, desenvolvimento de pessoas, operações, até retornar ao marketing já com uma visão bem completa da companhia.
Leticia chegou à direção de marketing para consumidor final em um momento econômico desafiador. “Foi o ano de início da crise. A gente viu uma retração muito forte do mercado e teve de repensar a nossa estratégia para ser mais eficiente e poder manter os nossos resultados”, afirma. Otimizar as estratégias de marketing e de mídia foi um dos passos que garantiram não só manter resultados, como avançar. “A gente vem crescendo ano a ano. Desde 2013, a gente passou de uma participação de mercado de 4,3% para 26,3%, no primeiro trimestre de 2017, mantendo a liderança do segmento de ‘consumer and small business’”, afirma Leticia, citando números do relatório Brazil PC Tracker 2017Q1, da consultoria IDC. Desde 2015, a Dell é líder no mercado de computadores.
Mas havia um desafio a mais: a marca se preparava para entrar forte no segmento de games, ampliando seu portfólio. “Era um momento de crise e foi necessário fazer um investimento acima do plano para buscar retorno e conquistar esse mercado. A gente lançou [novas linhas] no ano passado e continua muito forte”, diz, referindo-se à linha Inspiron 15 Gaming e os computadores e acessórios Alienware. E, para se conectar com este público exigente, é preciso entendê-lo bem. “A gente tem que pensar quais são temas importantes para esse público, onde ele está, o que faz: vê filme, seriado, ouve música? Como a gente consegue se conectar com essa audiência? Como podemos fazer parcerias para construir esse plano?”
Algumas ações realizadas deram asas no Brasil à parceria mundial entre Dell e Sony Pictures, para promover a linha de notebooks gamer e o lançamento do filme “Homem Aranha: De Volta ao Lar”. Uma réplica do quarto do Homem-Aranha foi montada na Saraiva do Shopping Center-Norte em São Paulo. Além disso, a marca esteve presente nas salas de cinema. Outras estratégias para se aproximar do público gamer é investir em campeonatos e participar de eventos como o Brasil Game Show.
Minibio
Leticia Schmaedecke é administradora de empresas especializada em marketing pela ESPM e em finanças corporativas pela FGV. Está há 18 anos na Dell. Iniciou sua carreira na área de vendas interna empresa, depois mudou-se para o setor de marketing, passando também pelo planejamento estratégico. Voltou às vendas como gerente, ajudou a Dell a fazer startup de varejo, migrou para o setor de operações chegando à direção. Retornou ao marketing como diretora da área para consumidor final e small business.