_Insights

Quem joga o quê: pesquisa revela perfil comportamental dos gamers

Imagem: AdobeStock

Os games são um universo onde convivem públicos das mais diversas “tribos”. Tão variados quanto os estilos de jogos eletrônicos são os perfis de quem joga. Para mapear o lado humano que os dados não mostram sobre os principais grupos de audiência desse cenário, o UOL encomendou à LIGA – Estúdio de Pesquisas um estudo qualitativo que envolveu conversas e interações.

Os insights extraídos dessa pesquisa guiaram, por exemplo, a construção do branding da plataforma Start, lançada este mês. O material, que busca compreender como os diferentes perfis se relacionam com o universo dos jogos, ainda irá servir de inspiração para futuras ações com marcas parceiras.

De modo geral, a pesquisa identificou que os gamers são entusiastas da tecnologia e predispostos a compreender e a incorporar novidades em suas rotinas. Na relação com marcas, são mais propensos a se interessar por aquelas que criam ações divertidas, inteligentes, que compreendem o ambiente dos jogos para construir conexões reais.

A seguir, conheça quatro perfis comportamentais identificados na pesquisa, de acordo com a preferência de jogo:

Jogadores de equipes

(LoL, CS:GO)

Os gamers que curtem as batalhas em equipe, que muitas vezes são transmitidas online nas plataformas de streaming, veem com naturalidade a exposição pessoal. São jogadores com disposição para o contato interpessoal. E apresentam habilidades para executar tarefas em times, seja para seguir coordenadas ou para liderar.

Atiradores

(CS:GO, Overwatch)

Os jogos de tiros atraem pessoas de competitividade acentuada, com habilidades de coordenação, reflexos e visão periférica desenvolvidas. Seu comportamento é mais objetivo, prático e racional. Apresentam necessidade de liberar stress, tensões, ansiedade. Hiperfocados, esses gamers têm senso estratégico e tático de curto e médio prazos.

Players esportivos

(NBA, FIFA)

São jogadores com uma forte relação com o esporte na vida real, seja praticando ou assistindo. O game tem a função de conexão com o esporte físico. Admiradores de atletas reais, esses jogadores podem ser mais descolados do mundo dos games, em geral. Preferem narrativas que simulam a realidade às que criam universos de fantasia.

Jogadores de RPG

(Minecraft, World of Warcraft)

Os gamers de RPG são pessoas que gostam de construções narrativas elaboradas e se envolvem emocionalmente com a trama. São interessados por ficção científica e temas acadêmicos, como filosofia e história. Têm criatividade desenvolvida e mergulham na situação do jogo, se descolando da realidade. São hábeis em planejar estratégias de médio e longo prazos.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo