_Brainstorm

Cinco passos para seu vídeo ganhar atenção e não só views

Imagem: Shutterstock

Publicidade em vídeo digital é a estrela da vez. Os vídeos viraram os queridinhos das campanhas. Mas, na hora de olhar os resultados, não é só view que importa. Reter a atenção da audiência até o fim da mensagem é o grande desafio. Quanto maior o completion rate, maior a chance de interação entre público e marca e de lembrança positiva.

Veja cinco passos para que seu vídeo ganhe mais atenção:

1. SE VIRE NOS 5 SEGUNDOS

Esse passo é básico, mas superimportante de ser reforçado: os primeiros cinco segundos do vídeo valem ouro. Como a opção “pular anúncio” ou “fechar” aparece para o usuário após esse tempo de exibição, a narrativa que despertar interesse imediato terá mais chance de reter atenção do público até o fim, e transmitir a mensagem completa do anunciante.

2. TRATE MOBILE DIFERENTE DE DESKTOP

Dispositivos diferentes, experiências diferentes. Uma mesma campanha pode rodar bem no mobile e no desktop, mas é importante olhar a particularidade de cada um e fazer adaptações. Mobile alcança melhores resultados com vídeos de até 15 segundos. Já desktop, com vídeos de até 30 segundos. Além disso, vídeo em formato vertical roda bem para celular. Gera altíssimo impacto porque exibe em tela cheia desde o início. O UOL AD_LAB oferece soluções próprias tanto para o desktop, quanto para o mobile. E nas dimensões de vídeo horizontal e vertical.

3. USE O AUTOPLAY A SEU FAVOR

A audiência se engaja mais quando o vídeo se inicia automaticamente. Mas, dependendo da posição, se o áudio estiver ativado em volume total, isso pode prejudicar a experiência de navegação. Por isso, existem as posições out-stream (iniciam com áudio mudo que é ativado após qualquer interação do usuário), e in-stream (iniciam com áudio ativado num volume baixo que aumenta gradativamente). O UOL AD_LAB oferece ambas as soluções e ainda lançou o Video Native para mobile e desktop. Mais integrado ao layout editorial, o vídeo só inicia quando está visível na tela, com áudio ativado após interação.

4. COMBINE CONTEXTO E SEGMENTAÇÃO

Entregar o vídeo para a pessoa certa ajuda na retenção. Na hora de mirar no target, a segmentação por perfil de público fica ainda mais poderosa quando combinada ao contexto onde o vídeo é exibido. O contexto ajuda a alinhar a campanha ao mindset da audiência e, assim, dar mais relevância ao anúncio. No UOL, campanhas em vídeo que unem segmentação e contexto relevante alcançam resultados em engajamento e retenção de 30% a 50% acima da média geral.

5. DISTRIBUA DE FORMA INTELIGENTE

Saiba usar a tecnologia de dados para distribuir a campanha de forma inteligente. Isso pode ser feito com dados próprios, do publisher e/ou de terceiros. Quanto mais precisa a distribuição, maior a chance de o vídeo interessar o público e ser visto com atenção. Além dos dados de perfil de comportamento e geolocalização, é possível distribuir os vídeos nos momentos mais assertivos para a jornada do consumidor. Conforme o objetivo da campanha, versões diferentes do criativo podem ser veiculadas para perfis específicos. O UOL AD_LAB oferece ainda cookie pool para tagueamento da página ou conteúdo que alimenta a base de cookies. Com todos esses recursos, o UOL trabalha com resultados acima da média do mercado, tanto em completion rate, quanto em vídeos exibidos com som ativado.

Campanha do Itaú focou em alta cobertura

Para lançar seu App Light para celulares, o Itaú precisava impactar uma grande massa, mas optou por segmentar este público em três targets, entregando a versão criativa de maior relevância. A campanha queria levar a mensagem de que o novo aplicativo é tão leve que, para instalar, não precisa que se delete fotos, nem vídeos, nem outros aplicativos. A ferramenta foi criada para atender a pedidos de usuários que queriam uma aplicação mais leve, com funcionalidades básicas. Para refletir essa ideia, o slogan passou a ser “Itaú feito por você para você”.

Como solução, o UOL AD_LAB ofereceu a entrega de Vídeo Blast programada com base em dados. Em duas diárias de alto impacto, foram entregues 3 milhões de video views no target. O adserver identificava em tempo-real se aquele visitante fazia parte de um targets, selecionava o vídeo adequado e o exibia.

Essa solução permite alcançar uma grande cobertura em pouco tempo, usando vários formatos, contextos e posições variadas dentro da jornada de consumo de conteúdo UOL. Com isso, o Itaú conseguiu falar exatamente com as pessoas que queria, num volume grande, sem dispersão, e com bons resultados em ambas as métricas que utilizaram para avaliar a qualidade de entrega: viewability e completion rate.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo