_Networking

Pai Também Joga: influenciador constrói narrativa que inclui família nos eSports

Imagem: Reprodução/Vídeo

Jhonny Rylston, o Pai Também Joga, com sua filha Ashley, em vídeo do seu canal no YouTube

O campo dos eSports abraça os mais diversos públicos. Jhonny Rylston, 28, casado, pai de duas meninas, construiu em torno de sua família uma narrativa que coloca o game como diversão que une pais e filhos. Criador do canal Pai Também Joga, o influenciador já reúne mais de 800 mil seguidores interessados em seu conteúdo diário sobre jogos eletrônicos no YouTube.

“É um canal para a família. Como a gente é uma família, nosso foco é diversão e respeito.  Não tem palavrão, não tem bullying. A maioria do meu público é criança”, afirma Jhonny. A mulher Izabelle e as filhas Ashley, 7, e Sophie, 4, também jogam e participam dos vídeos.

Mas o clima leve e lúdico em torno do universo gamer não torna as partidas menos competitivas. As disputas que lançaram o Pai Também Joga ao sucesso na internet foram as do jogo Fortnite, que após virar febre mundial começou a atrair a atenção das equipes profissionais.

“Comecei o canal jogando no console com minhas filhas e a fazer vídeos diários, até que fiz uma gameplay com Fortnite três dias depois de o jogo ser lançado. Deu um hype muito grande no canal, a filharada pediu para fazer mais. E não parei”, conta. “Filharada”, é o modo como ele chama a sua audiência.

Após os vídeos de Fortnite, Jhonny viu seus seguidores saltarem de 20 mil para 100 mil em pouco tempo. Um ano depois, sua audiência alcança mais de 800 mil inscritos. “Nós estamos entre os primeiros no Brasil a fazer conteúdo direto sobre o jogo, gameplays (partidas) e reacts (reações).”

O bom desempenho, tanto na audiência quanto nas partidas, renderam a Jhonny um convite para participar de uma equipe pro-player. Por cinco meses, o Pai Também Joga integrou o time de Fortnite da Black Dragons. A decisão de sair, segundo ele, foi pela família. “Eu não tinha mais tempo para as minhas filhas. Os treinos são muito puxados e eu não tinha tempo para mais nada”, diz.

Trabalhar os eSports como entretenimento dá a Jhonny não apenas mais liberdade na sua rotina, como também na criação de conteúdo. Isso se reflete na relação com a audiência, ou melhor, “filharada”, que fica mais próxima e participativa. “Todo mundo que participa se sente filho. O mais legal é quando encontro galera no shopping.”

A relação com as marcas também é flexível. O Pai Também Joga tem o patrocínio da marca de headphone HyperX, e participa de eventos, como BGS, a convite de patrocinadores, além de realizar ações para marcas endêmicas e não-endêmicas no seu canal.

Para Jhonny, os eSports são um fenômeno cultural que já ocupa o lugar do sonho de uma geração. “Antigamente a gente sonhava em ser jogador de futebol. Hoje em dia, a criançada sonha em ser pro-player, em ser youtuber. Minha filha joga mais do que eu”, diz.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo