Onde quer que o estigma da menstruação possa limitar mulheres, esse é um território para a Intimus atuar, levantando debates. Foi assim que a marca de absorventes mapeou o ambiente do esporte e dos games, para criar ações e campanhas que geram conversas. Uma delas, aliás, trouxe um leão de ouro do Festival Cannes Lions, na modalidade Entertainment for Sports, com um filme que conta a história da primeira árbitra, Lea Campos, uma brasileira.
“Mulheres que menstruam podem chegar onde quiserem. E todas as nossas campanhas trazem esse propósito por trás. Dificilmente você vai ver uma ação de Intimus sem esse contexto ou sem uma história trazendo essa relevância. Com isso, a gente abre diálogos interessantes com os consumidores”, afirma Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil, detentora da marca.
O tema é um norte para o marketing de Intimus. Este ano, a marca já realizou ações como “Jogando com Intimus”, que deu visibilidade ao fato de que jogadoras de vôlei entram em quadra menstruadas, e #MinasNoJogo, na qual mulheres gamers, que muitas vezes escondem sua identidade feminina para não sofrer preconceito ou assédio no jogo, expuseram seus nomes, durante live transmitida na Twitch.
“Falando do estigma da menstruação, a gente está falando de uma sociedade que muitas vezes vê o corpo que menstrua como limitado, em que mulheres são impedidas de realizar seus sonhos por serem mulheres. Às vezes, têm de esconder sua identidade, para entrar num game, ou não pode ter oscilação de humor. E, no fim, não é o corpo que é limitado e sim a percepção que limita. A marca entende que a menstruação não é empecilho para o progresso de quem menstrua.”
Conteúdos que já nascem com esse propósito também interessam à marca. Intimus foi uma das patrocinadoras da 7ª edição do evento Universa Talks, do UOL, que tratou de paixões femininas. “É um evento que tem mulheres trocando, falando com muita liberdade, autonomia, de temas relevantes que tocam a todos. Lá você viu mulheres falando de sexo, corpo, carreira, maternidade, de forma leve, descontraída, trazendo temas que têm de ser falados, ao encontro do que a marca acredita”, diz a executiva.
Ao mesmo tempo, essa mensagem de Intimus busca atrair novas gerações e refletir a inovação do portfólio, que vem ganhando novos produtos, como a calcinha absorvente e o protetor diário de escapes de menstruação e urina. “O grande desafio é se conectar e entender de forma empática o que o consumidor precisa e como se diferenciar. A inovação está no DNA da Kimberly-Clark, e Intimus é uma marca que segue sempre inovando e se renovando, tentando entender e entregar soluções que atendam o que eles precisam.”