Em meio a uma infinidade de dados que os profissionais de mídia lidam no dia a dia para estruturar campanhas e alcançar o target na melhor oportunidade, está sempre no horizonte impulsionar o negócio do cliente, segundo Andreia Abud, VP de mídia da WMcCann. Ela concorre ao Caboré 2023, como melhor profissional de mídia do ano.
“Nosso objetivo maior na agência sempre é mover o ponteiro do negócio. Acho que esse é o nosso grande diferencial na WMcCann. A gente de fato se envolve no negócio para fazer as nossas recomendações”, afirma..
Por isso, para Andreia, no balanço de 2023, independentemente do momento econômico, ou mesmo das eventuais mudanças de comportamento do brasileiro, o objetivo final das marcas que é endereçado à área de mídia, tanto nas campanhas de branding como em performance, segue sempre o mesmo.
“Está todo mundo buscando resultado de negócio, incrementar participação no mercado, eficiência. E a gente tem uma visão clara, na maioria dos clientes, do funil inteiro, e do quanto é necessário fomentar a marca para ter como consequência um incremento de negócio e performance.”
Mas, em termos práticos, como a área de mídia consegue atuar para influenciar nas decisões dos clientes? “Mensurando tudo o que faz, a gente mapeia tudo.” Ela dá o exemplo do trabalho realizado para os cafés Dolce Gusto, da Nestlé. “A mídia muitas vezes ‘driva’ o negócio mesmo. A gente está com o time muito ali na veia e pode dizer qual é o ciclo de compra ou recompra dos consumidores”, explica.
Com isso, é possível tomar a decisão de acionar um cliente da base no timing certo. “Isso faz com que o negócio rode diferente. A gente pode dizer em que horários as pessoas estão consumindo determinado produto, ou que um sabor vende mais que o outro. E a gente tem isso muito rápido. No dia a dia, os insights de negócio são importantes.”
Ao mesmo tempo, para ter todas essas estratégias alinhadas, a área de mídia vê nos dados uma dádiva e muitas questões. “O maior desafio hoje de todos nós da área de mídia e comunicação é que a gente tem muita informação, muito dado para trabalhar”, diz Andreia, lembrando que, quando se trabalha com uma equipe grande de mídia, como na WMcCann que mantém 120 profissionais na área, manter o foco é primordial.
“Então a gente busca ter sempre claros os objetivos dos clientes, incansavelmente, para qualquer atividade, seja de venda ou do que se pode fazer pela marca. Hoje a gente consegue mapear as jornadas de compra do nosso target. E o desafio é ter essa clareza e muito foco no resultado”, contextualiza Andreia.
Como tendência para o próximo ano na área de mídia, ela aposta na evolução de tecnologias, dispositivos e métricas – sejam elas de inteligência artificial, DOOH ou outras mídias – que possibilitem cada vez mais a personalização com entrega de massa. “Personalização é cada vez mais uma tendência, quando se fala de assertividade de mensagem: campanha correta, alvo, momento e meio certos. Em cada vez mais ter um direcionamento certeirio e meios massivos.”
Esta é a última de uma série de entrevistas que o UOL para Marcas realizou com as indicadas ao Caboré 2023, na categoria Profissional de Mídia.