_Networking

Andrea Mello: Samsung desafia público em primeira ‘jogada’ com universo gamer

Imagem: Divulgação/Samsung

Atleta de eSports do Flamengo, patrocinado pela Samsung, participa de desafio no estande da marca, na BGS

A Samsung quer jogar com o público gamer. Embora há tempos suas linhas de produtos já ofereçam dispositivos que atendem o segmento, a marca decidiu este ano se posicionar pela primeira vez em uma campanha totalmente direcionada para esse target. Com o mote “Desafie seu Jogo”, unificou a comunicação de televisores, monitores, notebooks e smartphones com recursos gamer. “Pela primeira vez, a marca entendeu que é um mercado estratégico, e deveria unir as forças das unidades de negócio”, afirma Andrea Mello, diretora de marketing corporativo da companhia.

O chute inicial foi durante a BGS (Brasil Game Show), maior feira do segmento realizada em São Paulo, em outubro. “A gente quis dar o kick off de maneira bastante representativa e relevante. Achamos que na BGS era a oportunidade de não só lançar a campanha, mas também de apresentar portfólio, gerar experiências inusitadas”, afirma.

O espaço de 500 m² foi planejado para mostrar de forma divertida os produtos como parceiros que ajudam no desempenho do jogo. Partidas de eSports entre jogadores profissionais do Flamengo — time patrocinado pela marca — e o público em geral foram algumas das ações que movimentaram o estande. “A ideia era brincar. Vamos brincar muito. E o nosso estande virou setpoint.”

Com isso, a Samsung também gerou muito conteúdo para a marca. Ações de branded content, como as realizadas em parceria com o UOL Jogos e com influenciadores, além da repercussão espontânea nas redes sociais e na mídia ajudaram a manter o assunto quente no digital. “A repercussão foi grande, com uma alta quantidade de artigos publicados e stories de influenciadores.”

Estudo mostra que brasileiro é gamer

O grande sinal para a Samsung de que o brasileiro ama games veio de um estudo realizado pela marca no país em parceria com a Mindminers. “O mais surpreendente nessa pesquisa é que 60% das pessoas se consideram gamers. A gente não imaginava que quem joga no celular se considerasse gamer”, afirma Andrea. E, dessa parcela, 76% afirmaram que jogam diariamente. “É o game incorporado no dia a dia. Não é uma coisa esporádica”, constata.

Outra surpresa positiva, segundo a executiva, foi que, mesmo sem campanha de marketing até então, os smartphones e televisores da fabricante já são os preferidos do público para jogar: 51,8% dos entrevistados disseram que a melhor marca de smartphones para game é a Samsung. Essa é a deixa para as ações com o novo Galaxy Note9 na BGS, que roda o Fortnite, o jogo do momento. Quando o assunto é TVs ou monitores, 43,1% têm preferência por produtos da marca.

Segundo Andrea, o público gamer que está na mira da Samsung não é só o de jogadores profissionais, mas também o de gamers amadores, que buscam diversão e entretenimento nos jogos eletrônicos. “De qualquer maneira, o que aprendemos é que, mesmo no mundo de entretenimento, à medida que o gamer vai evoluindo, ele investe em tecnologia para garantir que o notebook ou smartphone onde está jogando o ajude a vencer no jogo.”

Minibio

Andréa Mello é engenheira de alimentos, formada pela Unicamp. Começou sua carreira como gerente de desenvolvimento de embalagens na Bestfoods, onde migrou para o marketing como gerente de projetos de inovação. Passou ainda por Mondelez e Unilever, onde foi gerente de inovação na Europa. Chegou à Samsung em 2013, como diretora para a América Latina. Hoje, é diretora de marketing corporativo.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo