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Tiktokers estão abertos às marcas, mas muitos se irritam com anúncios, diz estudo

Imagem: Reprodução

Viciante para muita gente, o TikTok segue avançando no país. E parte significativa dos usuários quer ver suas marcas prediletas na plataforma, segundo aponta o “Relatório TikTok no Brasil 2024”, da OpinionBox. No entanto, o desafio é conhecer linguagem e hábitos para saber como se posicionar de forma criativa na rede, já que a publicidade gera tanto interesse quanto irritação.

O estudo mostra que a plataforma cresce em duas frentes: em novos entrantes e em tempo de uso por perfil. Entre os entrevistados, 40% chegaram ao TikTok de um ano para cá. E, em relação a 12 meses atrás, 47% dizem que seu uso está maior hoje. Para 34%, daqui a um ano, a tendência será aumentar ainda mais.

A frequência de acesso é alta: 81% dos entrevistados usam a rede diariamente, sendo que 34% dizem que acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, 36% o fazem várias vezes no dia, e 11% declaram que ficam com o TikTok aberto o dia inteiro. Para 60%, a rede é viciante.

O levantamento ouviu 1.008 pessoas acima de 18 anos que utilizam o TikTok, por meio de questionário online. Os participantes são de todas as regiões do país, e das classes ABCD. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

O que encanta os usuários do TikTok, segundo o estudo, é a capacidade de oferecer diversão e descobertas com uma entrega personalizada certeira. Segundo os respondentes, os principais motivos para usar o TikTok são: se distrair (para 62%), se divertir (51%), descobrir coisas novas (37%), se informar (30%) e ficar por dentro dos virais (22%).

Em relação ao poder da entrega personalizada, isso aparece na preferência dos usuários pelo modo “For You” (41%) – que alimenta o feed por meio do algoritmo, trazendo conteúdos tanto dos perfis que o usuário segue como externos. Apenas 21% preferem usar o app para ver apenas os perfis que seguem. Já 28% curtem os dois modos. E 10% não sabem dizer.

Relação com as marcas

Boa parte dos entrevistados (46%) segue alguma empresa ou marca no TikTok. E 45% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais a rede. Um terço (33%) declara já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que descobriu na plataforma. Isso mostra o tamanho do campo aberto pelo aplicativo para branding e conversão.

Em relação aos anúncios já vistos, 42% consideram que as peças têm a ver com o seu perfil. No entanto, a publicidade nem sempre aproveita essa oportunidade. Isso porque, a parcela que diz que esses anúncios são interessantes é menor (34%). E a mesma porcentagem (34%) afirma que a publicidade irrita.

Isso desafia as marcas a pensarem estratégias de mídia paga mais certeiras e criativas para o TikTok, segundo o estudo. Alguns comportamentos mapeados no uso da rede podem trazer insights e apontar para caminhos possíveis para as campanhas. Por exemplo: 63% já assistiram a lives no TikTok, e 45% gostam ou gostam muito das transmissões. Além disso, 61% avaliam que a rede ajuda a aprender coisas novas. As trends são outra frente importante: 48% dos entrevistados gostam de ficar por dentro do que viraliza e 55% gostam de escutar as músicas que viram trends na rede.

 


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