WGSN Insight aponta como marcas devem repensar sustentabilidade em 2026
Pexels

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
É fundamental adotar um novo vocabulário de sustentabilidade em 2026 e implementar modelos de negócio voltados ao planeta. Quem afirma é o WGSN Insight, que traz dicas para ajudar empresas a superar os desafios impostos pela crise climática. Confira os principais pontos.
Sustentabilidade em 2026: comunicação deve ser autêntica e construtiva
Uma comunicação autêntica sobre a crise climática pode ser o melhor caminho para reconquistar a confiança dos consumidores — e o primeiro passo é passar longe do greenwashing.
Entre as estratégias recomendadas pelo WGSN Insight está o otimismo racional. Na prática, isso significa ser realista nas mensagens sobre sustentabilidade, mas adotar um tom otimista e construtivo. “Evite uma linguagem apocalíptica e distópica e foque em mudanças positivas que o consumidor pode implementar”, afirma.
Outra recomendação é incluir especialistas em cargos de liderança e comunicação. Pode valer a pena, por exemplo, contar com cientistas e ecologistas nas equipes de marketing. O conhecimento técnico dessas pessoas ajuda a tomar decisões operacionais mais precisas e cientificamente embasadas.
O relatório destaca que, globalmente, 61% dos consumidores têm medo de ser enganados por informações falsas ou exageradas – e 58% dos executivos acham que as empresas fazem greenwashing internamente.
O relatório também recomenda trabalhar com criadores de conteúdo que possam falar sobre o tema. O WGSN Insight sugere inclusive que as marcas capacitem os creators sobre tópicos obrigatórios relacionados à sustentabilidade.
Por fim, o relatório alerta que estratégias pouco autênticas podem afastar consumidores de forma quase irreversível.
WGSN Insight aponta como marcas devem repensar sustentabilidade em 2026
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
É fundamental adotar um novo vocabulário de sustentabilidade em 2026 e implementar modelos de negócio voltados ao planeta. Quem afirma é o WGSN Insight, que traz dicas para ajudar empresas a superar os desafios impostos pela crise climática. Confira os principais pontos.
Sustentabilidade em 2026: comunicação deve ser autêntica e construtiva
Uma comunicação autêntica sobre a crise climática pode ser o melhor caminho para reconquistar a confiança dos consumidores — e o primeiro passo é passar longe do greenwashing.
Entre as estratégias recomendadas pelo WGSN Insight está o otimismo racional. Na prática, isso significa ser realista nas mensagens sobre sustentabilidade, mas adotar um tom otimista e construtivo. “Evite uma linguagem apocalíptica e distópica e foque em mudanças positivas que o consumidor pode implementar”, afirma.
Outra recomendação é incluir especialistas em cargos de liderança e comunicação. Pode valer a pena, por exemplo, contar com cientistas e ecologistas nas equipes de marketing. O conhecimento técnico dessas pessoas ajuda a tomar decisões operacionais mais precisas e cientificamente embasadas.
O relatório destaca que, globalmente, 61% dos consumidores têm medo de ser enganados por informações falsas ou exageradas – e 58% dos executivos acham que as empresas fazem greenwashing internamente.
O relatório também recomenda trabalhar com criadores de conteúdo que possam falar sobre o tema. O WGSN Insight sugere inclusive que as marcas capacitem os creators sobre tópicos obrigatórios relacionados à sustentabilidade.
Por fim, o relatório alerta que estratégias pouco autênticas podem afastar consumidores de forma quase irreversível.
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
É fundamental adotar um novo vocabulário de sustentabilidade em 2026 e implementar modelos de negócio voltados ao planeta. Quem afirma é o WGSN Insight, que traz dicas para ajudar empresas a superar os desafios impostos pela crise climática. Confira os principais pontos.
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