Insights|23 out, 2025|

WGSN Insight aponta como marcas devem repensar sustentabilidade em 2026

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

É fundamental adotar um novo vocabulário de sustentabilidade em 2026 e implementar modelos de negócio voltados ao planeta. Quem afirma é o WGSN Insight, que traz dicas para ajudar empresas a superar os desafios impostos pela crise climática. Confira os principais pontos.

Sustentabilidade em 2026: comunicação deve ser autêntica e construtiva

Uma comunicação autêntica sobre a crise climática pode ser o melhor caminho para reconquistar a confiança dos consumidores — e o primeiro passo é passar longe do greenwashing.

Entre as estratégias recomendadas pelo WGSN Insight está o otimismo racional. Na prática, isso significa ser realista nas mensagens sobre sustentabilidade, mas adotar um tom otimista e construtivo. “Evite uma linguagem apocalíptica e distópica e foque em mudanças positivas que o consumidor pode implementar”, afirma.

Outra recomendação é incluir especialistas em cargos de liderança e comunicação. Pode valer a pena, por exemplo, contar com cientistas e ecologistas nas equipes de marketing. O conhecimento técnico dessas pessoas ajuda a tomar decisões operacionais mais precisas e cientificamente embasadas.

O relatório destaca que, globalmente, 61% dos consumidores têm medo de ser enganados por informações falsas ou exageradas – e 58% dos executivos acham que as empresas fazem greenwashing internamente.

O relatório também recomenda trabalhar com criadores de conteúdo que possam falar sobre o tema. O WGSN Insight sugere inclusive que as marcas capacitem os creators sobre tópicos obrigatórios relacionados à sustentabilidade.

Por fim, o relatório alerta que estratégias pouco autênticas podem afastar consumidores de forma quase irreversível.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|23 out, 2025|

WGSN Insight aponta como marcas devem repensar sustentabilidade em 2026

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

É fundamental adotar um novo vocabulário de sustentabilidade em 2026 e implementar modelos de negócio voltados ao planeta. Quem afirma é o WGSN Insight, que traz dicas para ajudar empresas a superar os desafios impostos pela crise climática. Confira os principais pontos.

Sustentabilidade em 2026: comunicação deve ser autêntica e construtiva

Uma comunicação autêntica sobre a crise climática pode ser o melhor caminho para reconquistar a confiança dos consumidores — e o primeiro passo é passar longe do greenwashing.

Entre as estratégias recomendadas pelo WGSN Insight está o otimismo racional. Na prática, isso significa ser realista nas mensagens sobre sustentabilidade, mas adotar um tom otimista e construtivo. “Evite uma linguagem apocalíptica e distópica e foque em mudanças positivas que o consumidor pode implementar”, afirma.

Outra recomendação é incluir especialistas em cargos de liderança e comunicação. Pode valer a pena, por exemplo, contar com cientistas e ecologistas nas equipes de marketing. O conhecimento técnico dessas pessoas ajuda a tomar decisões operacionais mais precisas e cientificamente embasadas.

O relatório destaca que, globalmente, 61% dos consumidores têm medo de ser enganados por informações falsas ou exageradas – e 58% dos executivos acham que as empresas fazem greenwashing internamente.

O relatório também recomenda trabalhar com criadores de conteúdo que possam falar sobre o tema. O WGSN Insight sugere inclusive que as marcas capacitem os creators sobre tópicos obrigatórios relacionados à sustentabilidade.

Por fim, o relatório alerta que estratégias pouco autênticas podem afastar consumidores de forma quase irreversível.

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Sustentabilidade em 2026: comunicação deve ser autêntica e construtiva

Uma comunicação autêntica sobre a crise climática pode ser o melhor caminho para reconquistar a confiança dos consumidores — e o primeiro passo é passar longe do greenwashing.

Entre as estratégias recomendadas pelo WGSN Insight está o otimismo racional. Na prática, isso significa ser realista nas mensagens sobre sustentabilidade, mas adotar um tom otimista e construtivo. “Evite uma linguagem apocalíptica e distópica e foque em mudanças positivas que o consumidor pode implementar”, afirma.

Outra recomendação é incluir especialistas em cargos de liderança e comunicação. Pode valer a pena, por exemplo, contar com cientistas e ecologistas nas equipes de marketing. O conhecimento técnico dessas pessoas ajuda a tomar decisões operacionais mais precisas e cientificamente embasadas.

O relatório destaca que, globalmente, 61% dos consumidores têm medo de ser enganados por informações falsas ou exageradas – e 58% dos executivos acham que as empresas fazem greenwashing internamente.

O relatório também recomenda trabalhar com criadores de conteúdo que possam falar sobre o tema. O WGSN Insight sugere inclusive que as marcas capacitem os creators sobre tópicos obrigatórios relacionados à sustentabilidade.

Por fim, o relatório alerta que estratégias pouco autênticas podem afastar consumidores de forma quase irreversível.

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