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Pesquisa UOL Shoppers: consumidor está mais otimista sobre situação financeira

Imagem: Rupixen/Unsplash

O momento é de otimismo para os consumidores. Eles acreditam que a situação financeira irá melhorar no segundo semestre deste ano, conforme mostra a pesquisa “UOL Shoppers 2024”, conduzida pela área de Consumer Insights do UOL, em parceria com a MindMiners. O período é importante para marcas, já que coincide com as duas maiores datas do varejo: Black Friday e Natal.

Olhando para o primeiro semestre deste ano, boa parte dos respondentes (40%) afirma que sua situação financeira se manteve estável em relação aos 12 meses anteriores. Outra parcela significativa (36%) percebeu melhora nas finanças.

Quando os entrevistados projetam sua condição financeira para o futuro, a maioria está otimista: 57% dos consumidores consultados (64% dentro da audiência do UOL) esperam uma melhora nas finanças no segundo semestre de 2024.

Para compreender o consumidor e a analisar suas preferências e intenções de compra, a pesquisa entrevistou 1.000 pessoas acima de 18 anos, com acesso à internet. A consulta foi realizada por meio de questionário online, no painel MeSeems, da MindMiners. Foram ouvidos consumidores de todas as regiões brasileiras e classes sociais, de acordo com a distribuição do IBGE.

A expectativa positiva dos consumidores para o fim do ano pode impactar o desempenho nas vendas durante as principais datas do varejo. Quando questionados sobre em quais momentos comerciais mais costumam realizar compras, os entrevistados citaram, em primeiro lugar, Natal (43%), seguido de Black Friday (42%). Também receberam menções os saldões das lojas (35%), Dia das Mães (30%) e Semana do Consumidor (22%).

Para a Black Friday, 96% dos entrevistados dizem que planejam as compras e ficam atentos aos preços dos produtos que desejam comprar, sendo que a maioria afirma que faz pesquisas a partir de três meses de antecedência (65%). Em relação ao ano passado, 90% afirmaram que valeu a pena aguardar a data para fazer compras.

A intenção de compra na Black Friday deste ano alcança 45% dos respondentes (59% no UOL), sendo que 36% ainda devem decidir. Em relação ao ticket médio, 62% dos entrevistados dizem estarem dispostos a investir entre R$ 201 a R$ 2.000 no período. E a maioria não está pensando em presentear: 73% dos consumidores afirmam que irão aproveitar as ofertas para comprar o que desejam, transformando a Black Friday em um momento de autoindulgência.

Sobre os ambientes de preferência para compras entre a audiência UOL, os canais digitais se destacam, concentrando a maior parte das transações. Marketplaces (48% das citações), aplicativos das lojas (34%) e sites das lojas (34%) receberam a maior parte das menções. Eles aparecem acima das lojas de rua (33%) e shoppings (30%). A conveniência e a variedade de produtos impulsionam a escolha. Segundo a pesquisa, 91% da audiência UOL realizam compras pela internet.

A sondagem buscou ainda medir a aderência dos consumidores às compras internacionais. De acordo com a pesquisa, 89% dos shoppers UOL realizam essa modalidade de consumo, índice 9 pontos percentuais acima da consulta realizada pela mesma pesquisa em 2023. Shopee (82% das menções), Shein (47%) e Aliexpress (44%) aparecem como as plataformas preferidas.


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