Os apaixonados por carro estão no UOL, curtem um veículo estiloso e divertido de dirigir e sua intenção de comprar um automóvel é maior do que a média geral de internautas. Isso é o que revela o levantamento “UOL Mercado de Autos”, realizado pela área de Consumer Insights do UOL, que cruzou dados do TGI Kantar IBOPE Media com os da audiência UOL.
Metade dos visitantes do UOL (50%) afirma que pretende comprar um carro nos próximos dois anos. O número é 10 pontos percentuais acima da média geral dos internautas ouvidos na pesquisa, que alcançou 40%.
A maior parte dos consumidores potenciais de veículos está entre quem já possui carro. O motivo mais citado entre o público UOL para a pretensão de comprar é a necessidade de substituir o automóvel já existente (mencionado por 36%). Outros 19% querem adquirir um veículo adicional. Os que ainda não possuem carro, e pretendem comprar seu primeiro, correspondem a 33%.
Na audiência do UOL, a maioria (59%) já possui um automóvel. Entre eles, 76% declaram ter apenas um veículo. Parcela significativa (21%) afirma possuir dois carros e 3% declararam ser donos de três ou mais.
O levantamento ainda buscou mapear comportamentos, hábitos e preferências. Entre os achados interessantes, chama a atenção a paixão pela direção: 69% dos respondentes que acessam o UOL afirmam que gostam muito de dirigir, 64% dizem que, ao comprar um veículo, é importante que ele seja divertido de pilotar e 59% declaram ter um grande espírito aventureiro.
Mas, entre a audiência UOL, também há os consumidores clássicos. No quesito mobilidade, 93% dizem gostar de produtos que facilitem o dia a dia; 71% não abrem mão do conforto; 68% gostam de marcas mais tradicionais e 54% afirmam que escolheriam um carro por sua função e estilo.
A preocupação com o meio ambiente é outro fator relevante que se relaciona com o consumo de carro: 90% afirmam que as empresas deveriam ajudar o consumidor a ser responsável com o meio ambiente; 88% se preocupam com a poluição e com o congestionamento de automóveis; 85% estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável e 80% estão dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente.
A pesquisa traz ainda um ranking das marcas de automóveis que estão no topo das intenções de compra. Chevrolet aparece como líder, com 20% das menções, seguida de Fiat (19%), Volkswagen (16%), Honda (10%), Toyota e Ford (ambas com 6%) e Hyundai (5%).
A maioria (55%) diz que prefere comprar um carro usado. Outros 39% afirmam preferir um carro seminovo. E 30% dão prioridade a um carro novo. A categoria sedan lidera as intenções, com 36% das citações, seguida de hatch (17%), SUV (11%) e picape (7%).
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