Fotos, ilustrações e vídeos com imagens e cores que remetem à natureza, à fluidez e à espontaneidade devem povoar a publicidade e a mídia em 2021. Isso é o que apontam dois recentes relatórios de tendências — “Color Trends 2021” e “Creative Trends 2021” — elaborados pela Shutterstock, banco audiovisual usado globalmente por marcas e publishers.
Essas tendências foram identificadas a partir da análise de dados de downloads de 2020, que apontaram as curvas de alta para este ano. A preferência por imagens que refletem proximidade com elementos da natureza, menos distorções e efeitos, aparece nas cores e no estilo das fotos, ilustrações e vídeos.
“Os downloads mais recentes estão refletindo uma mudança no pensamento criativo. Eles estão deixando para trás os tons brilhantes e saturados que definiram 2020 e seguindo em direção a 2021 com uma paleta rica e natural que fala sobre novas oportunidades e mais do que simplesmente um desejo de sair e fugir”, afirma Flo Lau, Diretora de Criação da Shutterstock.
Veja três tendências identificadas pelos relatórios da Shutterstock:
Tons neutros, densos e terrosos
Os três tons apontados como tendência, se postos lado a lado, já denotam uma atmosfera neutra e natural. As cores do ano são Champanhe Veleiro, Dourado Fortuna e Verde Maré. O tom Champanhe Veleiro integra paletas de cores em tom de terra, marrom, taupe e verde. Dourado Fortuna contém variações de ouro, de tons pastéis brilhantes ao castanho dourado escuro e remete a campos de trigo e ao capim-dourado. Já Verde Maré tem como base um azul-petróleo profundo, que representa as águas escuras do oceano e a densa copa das árvores das florestas. Essas tendências, segundo a Shutterstock, foram identificadas pela análise do código hexadecimal dos pixels das imagens baixadas ao longo de 2020.
Fluidez no design
Ilustrações de rostos, com formas surrealistas, paisagens com linearidades fluidas, padrões de cores e texturas tie-dye devem habitar com frequência os planos de fundo e ilustrações em 2021. “Artes no estilo Picasso lideram a cena. Combinando recursos abstratos com a realidade, esses elementos lineares quebram barreiras, tornando o normal fantástico”, diz o report “Creative Trends 2021”. Esse tipo de ilustração teve uma alta de 536% nas buscas na plataforma Shutterstock. E o termo “arte fluida” cresceu 247%.
Menos filtros, mais autenticidade
Já as fotos devem trazer uma atmosfera menos produzida e mais autêntica, já que “cada vez mais os fotógrafos estão abandonando o estúdio e focando em um novo cenário: a realidade”, aponta o report. “Estamos falando de pessoas reais, situações reais e vida real.” Com isso, os filtros excessivos também devem perder a força. A busca por “retratos espontâneos” subiu 350% na plataforma.
Mas a questão da autenticidade também diz respeito ao estilo de vida e à diversidade. A busca por “pessoas não binárias” aumentou 2.300%. Entre os vídeos, a criatividade corre solta, com as animações dando lugar às produções, com alta de 13.572% para o termo “fantasia”. E as cenas de natureza são destaque, especialmente as “vistas de montanhas”, com alta de 1.396% e “praia tempestuosa”, com crescimento de 480%.