Futebol é o esporte que mais aproxima fãs de marcas patrocinadoras
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
O aumento da globalização, a diversificação dos fãs e as mudanças no consumo de mídia estão mudando o jogo no mundo dos esportes, que segue em expansão, mesmo depois de ultrapassar US$ 60 bilhões em direitos globais de mídia em 2024. De acordo com o 2025 Global Sports Report, da Nielsen, os fãs apaixonados estão mais conectados do que nunca – e isso traz oportunidades, mas também desafios.
Marcas devem entender que tipo de patrocínio cria relações autênticas com os torcedores para que eles se tornem consumidores fiéis. Empresas de mídia precisam saber como eles se conectam aos esportes, se assistem partidas ao vivo pelo celular ou veem os melhores momentos mais tarde. Para ligas e equipes a missão é criar conexões reais com a torcida global para que ela vá além de aparecer no estádio. Confira os principais insights do levantamento.
Futebol é o esporte mais popular do mundo
Futebol é o esporte mais popular do mundo, com 51% de fãs entre os entrevistados. Ele está bem acima de outros esportes, como o basquete, em segundo lugar com 42% de fãs, e a natação, em terceiro, com 39%.
O Brasil supera a média global, com 62% de fãs de futebol entre os entrevistados. Isso significa uma população de fãs de 86,4 milhões de pessoas, atrás apenas da China, com 259,7 milhões de fãs, 47% da população, e da Índia, com 138,7 milhões, que representam 55% da população.
Em porcentagem de fãs, a Arábia Saudita é campeã, com 75%. Em seguida – e um pouco acima do Brasil – está o México, com 64%, que equivalem a 57,6 milhões de pessoas.
Estados Unidos, apesar de terem apenas 27% de fãs, têm a quarta maior base de torcedores de futebol do mundo, com 62,2 milhões de pessoas, que é o dobro dos principais mercados europeus.
Mais investimentos e mais engajamento
O esporte é também de longe o que mais atrai investimentos de marcas em todo o mundo, com 41% de todos os patrocínios esportivos. E há uma razão clara para isso: seus fãs são muito interessados em se engajar e comprar de marcas patrocinadoras. Sessenta e sete por cento deles acham que as marcas que patrocinam suas competições favoritas são mais atraentes – contra apenas 54% da população em geral.
No Brasil, a receptividade às marcas é ainda maior, tanto entre fãs de futebol quanto de esportes em geral. Cerca de 75% interagem com as marcas parceiras. EUA vêm em segundo lugar em receptividade entre os fãs de futebol.
Como as marcas podem se conectar com os novos fãs de futebol
As dicas da Nielsen para as marcas que querem se conectar de forma autêntica com esse público global e construir confiança são as seguintes:
- identificar bases de fãs, atletas e times relevantes alinhados com seus produtos e mensagens;
- priorizar e mensurar o engajamento genuíno. Embora os torneios sejam momentos importantes de conexão, investir em ligas e times ajuda a construir lealdade a longo prazo.
Futebol é o esporte que mais aproxima fãs de marcas patrocinadoras
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
O aumento da globalização, a diversificação dos fãs e as mudanças no consumo de mídia estão mudando o jogo no mundo dos esportes, que segue em expansão, mesmo depois de ultrapassar US$ 60 bilhões em direitos globais de mídia em 2024. De acordo com o 2025 Global Sports Report, da Nielsen, os fãs apaixonados estão mais conectados do que nunca – e isso traz oportunidades, mas também desafios.
Marcas devem entender que tipo de patrocínio cria relações autênticas com os torcedores para que eles se tornem consumidores fiéis. Empresas de mídia precisam saber como eles se conectam aos esportes, se assistem partidas ao vivo pelo celular ou veem os melhores momentos mais tarde. Para ligas e equipes a missão é criar conexões reais com a torcida global para que ela vá além de aparecer no estádio. Confira os principais insights do levantamento.
Futebol é o esporte mais popular do mundo
Futebol é o esporte mais popular do mundo, com 51% de fãs entre os entrevistados. Ele está bem acima de outros esportes, como o basquete, em segundo lugar com 42% de fãs, e a natação, em terceiro, com 39%.
O Brasil supera a média global, com 62% de fãs de futebol entre os entrevistados. Isso significa uma população de fãs de 86,4 milhões de pessoas, atrás apenas da China, com 259,7 milhões de fãs, 47% da população, e da Índia, com 138,7 milhões, que representam 55% da população.
Em porcentagem de fãs, a Arábia Saudita é campeã, com 75%. Em seguida – e um pouco acima do Brasil – está o México, com 64%, que equivalem a 57,6 milhões de pessoas.
Estados Unidos, apesar de terem apenas 27% de fãs, têm a quarta maior base de torcedores de futebol do mundo, com 62,2 milhões de pessoas, que é o dobro dos principais mercados europeus.
Mais investimentos e mais engajamento
O esporte é também de longe o que mais atrai investimentos de marcas em todo o mundo, com 41% de todos os patrocínios esportivos. E há uma razão clara para isso: seus fãs são muito interessados em se engajar e comprar de marcas patrocinadoras. Sessenta e sete por cento deles acham que as marcas que patrocinam suas competições favoritas são mais atraentes – contra apenas 54% da população em geral.
No Brasil, a receptividade às marcas é ainda maior, tanto entre fãs de futebol quanto de esportes em geral. Cerca de 75% interagem com as marcas parceiras. EUA vêm em segundo lugar em receptividade entre os fãs de futebol.
Como as marcas podem se conectar com os novos fãs de futebol
As dicas da Nielsen para as marcas que querem se conectar de forma autêntica com esse público global e construir confiança são as seguintes:
- identificar bases de fãs, atletas e times relevantes alinhados com seus produtos e mensagens;
- priorizar e mensurar o engajamento genuíno. Embora os torneios sejam momentos importantes de conexão, investir em ligas e times ajuda a construir lealdade a longo prazo.
Futebol é o esporte que mais aproxima fãs de marcas patrocinadoras
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
O aumento da globalização, a diversificação dos fãs e as mudanças no consumo de mídia estão mudando o jogo no mundo dos esportes, que segue em expansão, mesmo depois de ultrapassar US$ 60 bilhões em direitos globais de mídia em 2024. De acordo com o 2025 Global Sports Report, da Nielsen, os fãs apaixonados estão mais conectados do que nunca – e isso traz oportunidades, mas também desafios.
Marcas devem entender que tipo de patrocínio cria relações autênticas com os torcedores para que eles se tornem consumidores fiéis. Empresas de mídia precisam saber como eles se conectam aos esportes, se assistem partidas ao vivo pelo celular ou veem os melhores momentos mais tarde. Para ligas e equipes a missão é criar conexões reais com a torcida global para que ela vá além de aparecer no estádio. Confira os principais insights do levantamento.
Futebol é o esporte mais popular do mundo
Futebol é o esporte mais popular do mundo, com 51% de fãs entre os entrevistados. Ele está bem acima de outros esportes, como o basquete, em segundo lugar com 42% de fãs, e a natação, em terceiro, com 39%.
O Brasil supera a média global, com 62% de fãs de futebol entre os entrevistados. Isso significa uma população de fãs de 86,4 milhões de pessoas, atrás apenas da China, com 259,7 milhões de fãs, 47% da população, e da Índia, com 138,7 milhões, que representam 55% da população.
Em porcentagem de fãs, a Arábia Saudita é campeã, com 75%. Em seguida – e um pouco acima do Brasil – está o México, com 64%, que equivalem a 57,6 milhões de pessoas.
Estados Unidos, apesar de terem apenas 27% de fãs, têm a quarta maior base de torcedores de futebol do mundo, com 62,2 milhões de pessoas, que é o dobro dos principais mercados europeus.
Mais investimentos e mais engajamento
O esporte é também de longe o que mais atrai investimentos de marcas em todo o mundo, com 41% de todos os patrocínios esportivos. E há uma razão clara para isso: seus fãs são muito interessados em se engajar e comprar de marcas patrocinadoras. Sessenta e sete por cento deles acham que as marcas que patrocinam suas competições favoritas são mais atraentes – contra apenas 54% da população em geral.
No Brasil, a receptividade às marcas é ainda maior, tanto entre fãs de futebol quanto de esportes em geral. Cerca de 75% interagem com as marcas parceiras. EUA vêm em segundo lugar em receptividade entre os fãs de futebol.
Como as marcas podem se conectar com os novos fãs de futebol
As dicas da Nielsen para as marcas que querem se conectar de forma autêntica com esse público global e construir confiança são as seguintes:
- identificar bases de fãs, atletas e times relevantes alinhados com seus produtos e mensagens;
- priorizar e mensurar o engajamento genuíno. Embora os torneios sejam momentos importantes de conexão, investir em ligas e times ajuda a construir lealdade a longo prazo.
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