Insights|18 set, 2025|

Glamour da recessão: fragrâncias devem impulsionar crescimento da beleza

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Estudos vêm indicando que os consumidores de beleza do mundo todo estão buscando rotinas de baixo custo e baixa manutenção para driblar as pressões econômicas. Nesse cenário, o chamado Recession Glam – ou glamour da recessão, em tradução literal – está remodelando esse mercado global avaliado em US$ 593 bilhões em 2024.

O relatório Mercado Mundial de Beleza e Cuidados Pessoais, da Euromonitor International, reforça pontos levantados pela McKinsey sobre a indústria global de beleza: os consumidores estão cada vez mais trocando marcas premium por marcas de massa, buscando produtos que ofereçam qualidade e valor.

A Euromonitor destaca que a categoria das fragrâncias, que oferece pequenos luxos a preços acessíveis, deve contribuir com a maior parte do crescimento do setor. A expectativa é de que ela responda por 23% do crescimento absoluto entre 2024 e 2029, com uma taxa anual (CAGR) de 5,5%.

A nova onda das fragrâncias

A tendência do scent-stacking, que é a sobreposição de fragrâncias em camadas, vem permitindo que o consumo de luxo acessível seja reinventado. Os body mists (sprays corporais perfumados), por exemplo, cresceram 7,1% de 2023 para 2024.

Além disso, empresas de luxo e premium estão entrando no mercado com linhas relacionadas a fragrâncias e servem como porta de entrada para consumidores com orçamento mais apertado. A aposta está em perfis de aromas exclusivos e embalagens sofisticadas.

Com a inflação em mente, o consumo mais inteligente está redefinindo o mercado. A definição de premium está mudando – preço deixou de ser o fator central, valor percebido e propósito ganham destaque”, afirma Yang Hu, gerente de insights para saúde e beleza na Ásia-Pacífico da Euromonitor International.

Glamour acessível ganha força no mundo

Em 2024, a região Ásia-Pacífico foi responsável por 31% das vendas globais da indústria, mas registrou um crescimento modesto impulsionado por orçamentos mais apertados e uma mudança acentuada em direção a alternativas mais acessíveis.

O desempenho da América do Norte foi impactado por um declínio no segmento de massa, especialmente em maquiagem. Por outro lado, as fragrâncias se destacaram positivamente, com alta taxa de uso diário.

A Europa Ocidental também mostrou aumento nas vendas de fragrâncias, ressaltando a busca dos consumidores por glamour acessível.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Estudos vêm indicando que os consumidores de beleza do mundo todo estão buscando rotinas de baixo custo e baixa manutenção para driblar as pressões econômicas. Nesse cenário, o chamado Recession Glam – ou glamour da recessão, em tradução literal – está remodelando esse mercado global avaliado em US$ 593 bilhões em 2024.

O relatório Mercado Mundial de Beleza e Cuidados Pessoais, da Euromonitor International, reforça pontos levantados pela McKinsey sobre a indústria global de beleza: os consumidores estão cada vez mais trocando marcas premium por marcas de massa, buscando produtos que ofereçam qualidade e valor.

A Euromonitor destaca que a categoria das fragrâncias, que oferece pequenos luxos a preços acessíveis, deve contribuir com a maior parte do crescimento do setor. A expectativa é de que ela responda por 23% do crescimento absoluto entre 2024 e 2029, com uma taxa anual (CAGR) de 5,5%.

A nova onda das fragrâncias

A tendência do scent-stacking, que é a sobreposição de fragrâncias em camadas, vem permitindo que o consumo de luxo acessível seja reinventado. Os body mists (sprays corporais perfumados), por exemplo, cresceram 7,1% de 2023 para 2024.

Além disso, empresas de luxo e premium estão entrando no mercado com linhas relacionadas a fragrâncias e servem como porta de entrada para consumidores com orçamento mais apertado. A aposta está em perfis de aromas exclusivos e embalagens sofisticadas.

Com a inflação em mente, o consumo mais inteligente está redefinindo o mercado. A definição de premium está mudando – preço deixou de ser o fator central, valor percebido e propósito ganham destaque”, afirma Yang Hu, gerente de insights para saúde e beleza na Ásia-Pacífico da Euromonitor International.

Glamour acessível ganha força no mundo

Em 2024, a região Ásia-Pacífico foi responsável por 31% das vendas globais da indústria, mas registrou um crescimento modesto impulsionado por orçamentos mais apertados e uma mudança acentuada em direção a alternativas mais acessíveis.

O desempenho da América do Norte foi impactado por um declínio no segmento de massa, especialmente em maquiagem. Por outro lado, as fragrâncias se destacaram positivamente, com alta taxa de uso diário.

A Europa Ocidental também mostrou aumento nas vendas de fragrâncias, ressaltando a busca dos consumidores por glamour acessível.

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Estudos vêm indicando que os consumidores de beleza do mundo todo estão buscando rotinas de baixo custo e baixa manutenção para driblar as pressões econômicas. Nesse cenário, o chamado Recession Glam – ou glamour da recessão, em tradução literal – está remodelando esse mercado global avaliado em US$ 593 bilhões em 2024.

O relatório Mercado Mundial de Beleza e Cuidados Pessoais, da Euromonitor International, reforça pontos levantados pela McKinsey sobre a indústria global de beleza: os consumidores estão cada vez mais trocando marcas premium por marcas de massa, buscando produtos que ofereçam qualidade e valor.

A Euromonitor destaca que a categoria das fragrâncias, que oferece pequenos luxos a preços acessíveis, deve contribuir com a maior parte do crescimento do setor. A expectativa é de que ela responda por 23% do crescimento absoluto entre 2024 e 2029, com uma taxa anual (CAGR) de 5,5%.

A nova onda das fragrâncias

A tendência do scent-stacking, que é a sobreposição de fragrâncias em camadas, vem permitindo que o consumo de luxo acessível seja reinventado. Os body mists (sprays corporais perfumados), por exemplo, cresceram 7,1% de 2023 para 2024.

Além disso, empresas de luxo e premium estão entrando no mercado com linhas relacionadas a fragrâncias e servem como porta de entrada para consumidores com orçamento mais apertado. A aposta está em perfis de aromas exclusivos e embalagens sofisticadas.

Com a inflação em mente, o consumo mais inteligente está redefinindo o mercado. A definição de premium está mudando – preço deixou de ser o fator central, valor percebido e propósito ganham destaque”, afirma Yang Hu, gerente de insights para saúde e beleza na Ásia-Pacífico da Euromonitor International.

Glamour acessível ganha força no mundo

Em 2024, a região Ásia-Pacífico foi responsável por 31% das vendas globais da indústria, mas registrou um crescimento modesto impulsionado por orçamentos mais apertados e uma mudança acentuada em direção a alternativas mais acessíveis.

O desempenho da América do Norte foi impactado por um declínio no segmento de massa, especialmente em maquiagem. Por outro lado, as fragrâncias se destacaram positivamente, com alta taxa de uso diário.

A Europa Ocidental também mostrou aumento nas vendas de fragrâncias, ressaltando a busca dos consumidores por glamour acessível.

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