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Estudo UOL: Live marketing retoma relevância com retorno de festivais e eventos

Imagem: Mariana Pekin/UOL

A cantora Luisa Sonza, durante apresentação no Festival CarnaUOL 2023, em São Paulo

Grandes eventos e festivais voltaram com força total, após os anos de isolamento social para controle da pandemia. O público está entusiasmado, com intenção de aumentar sua participação e aberto para as experiências de marca, segundo mapeia o “Estudo UOL: Live Marketing Togetherness”, realizado pela área de Consumer Insights do UOL em parceria com a MindMiners.

Para 75% dos entrevistados, a intenção é participar mais ou manter a frequência de idas nos próximos 12 meses. Entre a audiência UOL, este número sobe para 81%. Foram consultadas mais de 1 mil pessoas por meio de questionário online, no painel MeSeems, da MindMiners. Os participantes são de todas as regiões do país, das classes ABC, e foram distribuídos de acordo com parâmetros do IBGE.

A pesquisa mediu a percepção de melhora e piora em alguns critérios ligados aos eventos de grande porte. No topo, a animação das pessoas melhorou, para 65% dos respondentes. Na baixa, por outro lado, o preço dos ingressos é um fator de piora para 51% das pessoas entrevistadas.

Quanto aos sentimentos que o retorno das aglomerações inspira, felicidade/entusiasmo lidera, com 69% das menções. A sensação de alívio/gratidão vem em segundo lugar, para 27%; seguida de tranquilidade/nostalgia (4%), tristeza/medo (1%). A opção de frustração/raiva (0%) não obteve respostas suficientes para pontuar.

A pesquisa confirma que a ida aos grandes eventos voltou a ser uma realidade entre os entrevistados. A maioria (73%) retomou a atividade, com 46% já participando de todas as modalidades de encontros presenciais.

Nos últimos 12 meses, 52% dos respondentes disseram ter voltado aos grandes eventos sociais (55% entre a audiência do UOL); 39% participaram de festivais musicais (45% no UOL); 37%, dos religiosos (44% no UOL); 36%, dos artístico-culturais (40% no UOL); e 27%, dos esportivos (37% UOL).

Quanto aos shows e festivais de música, 68% dos entrevistados consideram que a frequência ideal de participação é de no mínimo a cada três meses. Entre o público UOL, esse número chega a 74%. Na vida, 60% dos entrevistados já foram ao Rock in Rio; 34%, ao Lollapalooza Brasil; 13%, ao Festival de Verão de Salvador; 10%, ao CarnaUOL; e 9%, ao João do Rock.

É um público que vê na publicidade um papel positivo, tanto para ficar sabendo sobre os eventos, quanto para aproveitar melhor a experiência. Entre as pessoas ouvidas, 76% gostam de ver propagandas sobre os eventos que vão participar e 68% afirmam que a presença de patrocinadores ajuda a criar experiências nos eventos. E 54% procuram saber quais são as marcas estão presentes nos festivais. Com isso, especialmente nos eventos de música, a lembrança de marca chega a ser 46 vezes maior.

O estudo confirma a importância das redes sociais na jornada dos entrevistados nos eventos: 76% dos respondentes afirmam que assistir a vídeos e ler conteúdos aumenta sua vontade de ir; 65% sempre publicam vídeos e/ou fotos dos eventos em seus perfis sociais.

A publicidade nas redes sociais são consideradas influentes por 75% dos entrevistados, enquanto a veiculada na internet de modo geral é mencionada por 73%, com fator que reforça a decisão de comparecer a um evento. Esses canais desempenham um papel fundamental e possuem um poder de influência relevante. Além disso, de acordo com a pesquisa, as próprias atrações dos eventos (80%) e a influência dos amigos (80%) são consideradas fatores preponderantes na tomada de decisão.

Para receber a pesquisa completa, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


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