A Geração Z tem uma relação única com as plataformas digitais. E seus interesses são muito marcados pela forma como as redes oferecem entretenimento e informação, segundo o estudo “Geração Z e o Consumo de Conteúdo”, conduzido pela área de Consumer Insights do UOL, em parceria com a MindMiners.
A pesquisa confirma a força do formato vídeo na atração da atenção desses jovens. Entre os conteúdos consumidos nos últimos três meses, os filmes foram os mais citados, para 72% dos entrevistados. Em seguida, aparecem as séries (com 66% das menções), stories e status (64%), vídeos curtos (63%) e jogos (61%).
Os textos também mostram relevância entre a Geração Z, mas são consumidos principalmente na interação com outras pessoas. Segundo o levantamento, eles são mais lidos nos stories/status das redes sociais, para 64% dos respondentes. Em seguida, vêm os e-mails e mensagens por aplicativos, ambos com 60% das menções. Livros (50%) e posts em redes sociais (47%) também estão entre os formatos mais citados.
Com o objetivo de conhecer os hábitos dos jovens no engajamento com os conteúdos, o levantamento ouviu 1002 pessoas, entre 16 e 28 anos com acesso à internet, por meio de questionário online. Os entrevistados são das classes ABCDE, distribuídos por todas as regiões do país, de acordo com parâmetros do IBGE.
Assuntos de interesse
O estudo buscou mapear os principais assuntos de interesse dessa geração. Dentro da área lazer e cultura, música é o tema que ocupa o topo da preferência de consumo de conteúdo, para 58% dos entrevistados. Entretenimento (56% das menções), humor/comédia/memes (51%), jogos (45%) e cinema (42%) vêm na sequência.
Quando os conteúdos são mais informativos, o tema que mais desperta o interesse é a tecnologia, para 42% dos respondentes. Educação aparece em segundo lugar (32% das menções), seguido de empreendedorismo (22%), política (17%) e negócios (17%).
Já no segmento de bem-estar e estilo de vida, os conteúdos sobre saúde são os que mais interessam, para 39% dos jovens que participaram da pesquisa. O segundo assunto mais citado foi beleza (37%), seguido de pets e outros animais (30%), cursos e desenvolvimento pessoal (29%) e moda (28%).
Algo que caracteriza o modo de a Geração Z consumir conteúdo é a diversidade de plataformas que acessam. Essa população é presente e atuante em várias delas. E a maioria (81%) afirma que tem disposição para experimentar novas. Entre as mais acessadas, estão YouTube (para 73% dos entrevistados), Instagram (66%), WhatsApp (60%), TikTok (45%) e Netflix (44%). Além disso, entre os que usam WhatsApp, 61% afirma que participam de grupos e canais de transmissão.
Na relação com marcas, a maioria (59%) declara que a publicidade em sites/plataformas é relevante. E o que chama mais atenção nas peças é, em primeiro lugar, a criatividade, para 54% dos respondentes. Além disso, para essa geração, conter informações úteis (48%), ter qualidade visual (45%), autenticidade e transparência (38%), e humor (36%) são outros atributos que valorizam a publicidade.