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Consumo de conteúdo esportivo é maior no digital para a Geração Z, diz estudo

Imagem: Samuele Macauda/Unsplash

No território esportivo, a TV até então reina como canal para acompanhar conteúdo sobre jogos e campeonatos. No entanto, a Geração Z tem mostrado uma inversão nesse hábito, preferindo o digital. É o que mapeia o estudo “Faces do Esporte”, conduzido pela MindMiners, que buscou compreender as diferentes formas de interação e consumo dos brasileiros no universo esportivo.

De acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados consomem conteúdos esportivos. E 56% afirmam assistir a campeonatos e eventos. O modo principal de o brasileiro acompanhar esportes é remoto: pela TV e/ou pelas plataformas digitais (97%), com uma parcela de 27% que busca assistir às partidas presencialmente.

Quando olhados os meios remotos, a Geração Z tem utilizado mais as redes sociais (56%) do que a TV aberta (54%) para acompanhar conteúdos esportivos. Isso mostra uma mudança de comportamento em relação às demais gerações. Na média geral, a TV aberta tem preferência para 65%, seguida das redes sociais (48%).

A pesquisa ouviu 1.400 pessoas acima de 18 anos com acesso à internet, por meio de questionário online. A consulta foi realizada por meio de questionário online. Foram entrevistados consumidores de todas as regiões brasileiras e classes sociais, de acordo com a distribuição do IBGE.

Entre os eventos mais acompanhados pelos entrevistados, a Copa do Mundo lidera, com 60% de adesão, seguida de Jogos Olímpicos (49%) e Copa Libertadores (43%). O dado confirma a preferência do brasileiro pelo futebol, mas aponta também uma posição de destaque dos esportes olímpicos. No ranking de outras modalidades mais acompanhadas, vôlei lidera, seguido de natação, ginástica e basquete.

A presença das marcas é notada e aderida no território esportivo. Entre os respondentes, 61% dizem que prestam atenção nas marcas que patrocinam os eventos/campeonatos esportivos que acompanham. E 58% afirmam que valorizam as marcas que investem no esporte.

Parte significativa do público também associa a presença das marcas nos esportes à decisão de compra. Entre os entrevistados, 34% disseram que já compraram produtos e/ou serviços de uma marca (de qualquer categoria) por ela ser patrocinadora de um time, atleta ou evento.

A pesquisa também buscou compreender sobre a prática de esportes. Pouco mais da metade dos entrevistados (51%) afirma que pratica alguma modalidade esportiva. Entre eles, 84% dizem sentir que a prática de esportes contribui para sua saúde mental; 77% dizem que o esporte os ajuda a desenvolver habilidades importantes para a vida pessoal e profissional e 73% sentem-se mais motivados e energizados.

Entre todos os entrevistados, 83% dizem que os esportes devem ser acessíveis a todos, independentemente de habilidades físicas. E 68% dos respondentes dizem consumir produtos esportivos. Além disso, 35% afirmam fazer apostas esportivas.


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