Insights|16 dez, 2025|

Brasileiros pensam em viajar o ano todo e isso muda a estratégia das marcas

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Os brasileiros pensam em viajar o ano todo – e estar presente em momentos menos óbvios, com a estratégia certa, pode ser tão eficiente quanto marcar presença nos períodos de férias escolares e feriados prolongados. É isso o que indicam dados internos do Google, que apontam três caminhos para marcas que querem alcançar os viajantes em todos os momentos.

Para começar, os dados indicam que seis em cada dez brasileiros começam a planejar suas viagens de dois a seis meses antes da data. Eles mostram ainda que existe um padrão semanal. As buscas por viagens são mais frequentes entre segunda e quarta-feira. O domingo, por sua vez, é considerado pela pesquisa um momento-chave de planejamento, quando as pessoas aproveitam o tempo livre para organizar o próximo destino.

Quais são os principais obstáculos para viajar o ano todo

A jornada do viajante, porém, encontra vários obstáculos.

  • 51% dos consumidores têm dificuldade para encontrar opções que caibam no bolso. O parcelamento ainda é um recurso essencial em todas as classes sociais.
  • 52% se preocupam com imprevistos e segurança durante a viagem.
  • 30% consideram que a compra de passagens aéreas e as reservas de hospedagem sejam complexas e demoradas.
  • 38% acham estressante lidar com transporte, bagagem e documentos.
  • 35% relatam ansiedade no planejamento e desconforto em deslocamentos longos.
  • 30% têm dificuldade em achar informações confiáveis e em concluir reservas.
  • 27% reclamam de atendimento lento.

Como marcar presença em todos os momentos

Para marcas que querem estar presentes de forma relevante em todos os momentos dos viajantes, o Google faz três recomendações.

1. Aposte em estratégias always-on

Primeiramente, é preciso parar de achar que o interesse por viagens só ocorre em datas específicas. Como os dados indicam um movimento homogêneo ao longo do ano, além de picos em dias como segunda e quarta-feira, a dica é investir em campanhas contínuas, que podem ser mais eficientes do que ações pontuais.

Além disso, marcar presença no domingo, por exemplo, pode ser determinante porque, mesmo com um número total de buscas menor, o interesse relativo por viagens é maior.

2. Personalize a comunicação

Existem vários perfis de viajante e os dados do Google mostram que anúncios personalizados aumentam em mais de 20% a preferência pela marca. Além disso, indicam que 83% dos consumidores são mais propensos a comprar quando recebem uma mensagem relevante.

Ou seja, a dica é personalizar a comunicação por perfil e usar de maneira inteligente o first-party data para potencializar a personalização. “Ao combinar o conhecimento do próprio consumidor com insights sobre o comportamento e as motivações do viajante, as marcas criam conexões muito mais duradouras e significativas”, afirma o Google.

3. Use IA para reduzir barreiras

Segundo o Google, 68% dos brasileiros já usaram IA generativa, e 27,8 milhões já recorreram a ela para tarefas relacionadas a viagens, como pedir recomendações e montar roteiros.

Com base na análise de peças veiculadas em campanhas de Google Ads entre janeiro e junho de 2025, surgiram alguns dados interessantes. Um deles é que anúncios com a palavra “ofertas” aumentam o engajamento em 4% enquanto o termo “promo” reduz em 8%. E a presença de pessoas felizes em anúncios de pacotes pode aumentar o engajamento em 16%.

Os dados reforçam a importância de acompanhar o viajante ao longo de todo o ano, com mensagens alinhadas às suas necessidades e expectativas em cada etapa da jornada.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|16 dez, 2025|

Brasileiros pensam em viajar o ano todo e isso muda a estratégia das marcas

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Os brasileiros pensam em viajar o ano todo – e estar presente em momentos menos óbvios, com a estratégia certa, pode ser tão eficiente quanto marcar presença nos períodos de férias escolares e feriados prolongados. É isso o que indicam dados internos do Google, que apontam três caminhos para marcas que querem alcançar os viajantes em todos os momentos.

Para começar, os dados indicam que seis em cada dez brasileiros começam a planejar suas viagens de dois a seis meses antes da data. Eles mostram ainda que existe um padrão semanal. As buscas por viagens são mais frequentes entre segunda e quarta-feira. O domingo, por sua vez, é considerado pela pesquisa um momento-chave de planejamento, quando as pessoas aproveitam o tempo livre para organizar o próximo destino.

Quais são os principais obstáculos para viajar o ano todo

A jornada do viajante, porém, encontra vários obstáculos.

  • 51% dos consumidores têm dificuldade para encontrar opções que caibam no bolso. O parcelamento ainda é um recurso essencial em todas as classes sociais.
  • 52% se preocupam com imprevistos e segurança durante a viagem.
  • 30% consideram que a compra de passagens aéreas e as reservas de hospedagem sejam complexas e demoradas.
  • 38% acham estressante lidar com transporte, bagagem e documentos.
  • 35% relatam ansiedade no planejamento e desconforto em deslocamentos longos.
  • 30% têm dificuldade em achar informações confiáveis e em concluir reservas.
  • 27% reclamam de atendimento lento.

Como marcar presença em todos os momentos

Para marcas que querem estar presentes de forma relevante em todos os momentos dos viajantes, o Google faz três recomendações.

1. Aposte em estratégias always-on

Primeiramente, é preciso parar de achar que o interesse por viagens só ocorre em datas específicas. Como os dados indicam um movimento homogêneo ao longo do ano, além de picos em dias como segunda e quarta-feira, a dica é investir em campanhas contínuas, que podem ser mais eficientes do que ações pontuais.

Além disso, marcar presença no domingo, por exemplo, pode ser determinante porque, mesmo com um número total de buscas menor, o interesse relativo por viagens é maior.

2. Personalize a comunicação

Existem vários perfis de viajante e os dados do Google mostram que anúncios personalizados aumentam em mais de 20% a preferência pela marca. Além disso, indicam que 83% dos consumidores são mais propensos a comprar quando recebem uma mensagem relevante.

Ou seja, a dica é personalizar a comunicação por perfil e usar de maneira inteligente o first-party data para potencializar a personalização. “Ao combinar o conhecimento do próprio consumidor com insights sobre o comportamento e as motivações do viajante, as marcas criam conexões muito mais duradouras e significativas”, afirma o Google.

3. Use IA para reduzir barreiras

Segundo o Google, 68% dos brasileiros já usaram IA generativa, e 27,8 milhões já recorreram a ela para tarefas relacionadas a viagens, como pedir recomendações e montar roteiros.

Com base na análise de peças veiculadas em campanhas de Google Ads entre janeiro e junho de 2025, surgiram alguns dados interessantes. Um deles é que anúncios com a palavra “ofertas” aumentam o engajamento em 4% enquanto o termo “promo” reduz em 8%. E a presença de pessoas felizes em anúncios de pacotes pode aumentar o engajamento em 16%.

Os dados reforçam a importância de acompanhar o viajante ao longo de todo o ano, com mensagens alinhadas às suas necessidades e expectativas em cada etapa da jornada.

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Brasileiros pensam em viajar o ano todo e isso muda a estratégia das marcas

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Os brasileiros pensam em viajar o ano todo – e estar presente em momentos menos óbvios, com a estratégia certa, pode ser tão eficiente quanto marcar presença nos períodos de férias escolares e feriados prolongados. É isso o que indicam dados internos do Google, que apontam três caminhos para marcas que querem alcançar os viajantes em todos os momentos.

Para começar, os dados indicam que seis em cada dez brasileiros começam a planejar suas viagens de dois a seis meses antes da data. Eles mostram ainda que existe um padrão semanal. As buscas por viagens são mais frequentes entre segunda e quarta-feira. O domingo, por sua vez, é considerado pela pesquisa um momento-chave de planejamento, quando as pessoas aproveitam o tempo livre para organizar o próximo destino.

Quais são os principais obstáculos para viajar o ano todo

A jornada do viajante, porém, encontra vários obstáculos.

  • 51% dos consumidores têm dificuldade para encontrar opções que caibam no bolso. O parcelamento ainda é um recurso essencial em todas as classes sociais.
  • 52% se preocupam com imprevistos e segurança durante a viagem.
  • 30% consideram que a compra de passagens aéreas e as reservas de hospedagem sejam complexas e demoradas.
  • 38% acham estressante lidar com transporte, bagagem e documentos.
  • 35% relatam ansiedade no planejamento e desconforto em deslocamentos longos.
  • 30% têm dificuldade em achar informações confiáveis e em concluir reservas.
  • 27% reclamam de atendimento lento.

Como marcar presença em todos os momentos

Para marcas que querem estar presentes de forma relevante em todos os momentos dos viajantes, o Google faz três recomendações.

1. Aposte em estratégias always-on

Primeiramente, é preciso parar de achar que o interesse por viagens só ocorre em datas específicas. Como os dados indicam um movimento homogêneo ao longo do ano, além de picos em dias como segunda e quarta-feira, a dica é investir em campanhas contínuas, que podem ser mais eficientes do que ações pontuais.

Além disso, marcar presença no domingo, por exemplo, pode ser determinante porque, mesmo com um número total de buscas menor, o interesse relativo por viagens é maior.

2. Personalize a comunicação

Existem vários perfis de viajante e os dados do Google mostram que anúncios personalizados aumentam em mais de 20% a preferência pela marca. Além disso, indicam que 83% dos consumidores são mais propensos a comprar quando recebem uma mensagem relevante.

Ou seja, a dica é personalizar a comunicação por perfil e usar de maneira inteligente o first-party data para potencializar a personalização. “Ao combinar o conhecimento do próprio consumidor com insights sobre o comportamento e as motivações do viajante, as marcas criam conexões muito mais duradouras e significativas”, afirma o Google.

3. Use IA para reduzir barreiras

Segundo o Google, 68% dos brasileiros já usaram IA generativa, e 27,8 milhões já recorreram a ela para tarefas relacionadas a viagens, como pedir recomendações e montar roteiros.

Com base na análise de peças veiculadas em campanhas de Google Ads entre janeiro e junho de 2025, surgiram alguns dados interessantes. Um deles é que anúncios com a palavra “ofertas” aumentam o engajamento em 4% enquanto o termo “promo” reduz em 8%. E a presença de pessoas felizes em anúncios de pacotes pode aumentar o engajamento em 16%.

Os dados reforçam a importância de acompanhar o viajante ao longo de todo o ano, com mensagens alinhadas às suas necessidades e expectativas em cada etapa da jornada.

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