_Insights

Brasileiro está mais íntimo da tecnologia e atento às inovações, diz Opinion Box 

Imagem: Giu Vicente/Unsplash

O brasileiro está mais íntimo dos dispositivos digitais e abraça a relação com as máquinas, de acordo com a pesquisa “Tendências na Tecnologia – O que esperar para um futuro não tão distante?”, lançada em janeiro pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisas digitais. Segundo o estudo, por aqui, as pessoas se interessam por tecnologia, se informam com frequência sobre o tema, gostariam de fazer uma viagem espacial e têm curiosidade sobre o metaverso.

O levantamento, que ouviu online mais de 2 mil brasileiros em todas as regiões do país, mostra abertura para as novidades tecnológicas de agora e do futuro. Para chegar a essas conclusões, primeiro, o estudo comprova a tese de que a relação das pessoas com a tecnologia ficou mais próxima em função da covid-9. No estudo, 81% dos respondentes concordam que a pandemia e o isolamento social os fizeram usar mais tecnologia no dia a dia.

A intimidade com as máquinas também foi investigada. Entre os entrevistados, 83% se disseram interessados ou muito interessados por tecnologia. E 77% declararam ter facilidade ou muita facilidade em adotar novas tecnologias. Para 76%, cada vez mais as pessoas precisam entender de tecnologia para viver bem.

A Opinion Box ainda mapeou os aspectos da vida mais permeados pela tecnologia. Em primeiro lugar, aparece a vida financeira (transações, bancos, gestão), com 88% dos entrevistados dizendo que a tecnologia está presente ou muito presente nessas atividades. Em seguida, ficam entretenimento (83%), trabalho (77%) e compras (75%).

Nesse contexto, o conteúdo sobre tecnologia também recebe grande foco de atenção. Mais da metade (56%) dos entrevistados se informa com muita frequência sobre o tema. Isso reforça a importância de canais e páginas especializadas na jornada de consumo das pessoas.

Para 2022, os consumidores ouvidos demonstraram interesse em produtos de automação, para lares inteligentes, e em dispositivos que trazem praticidade para o dia a dia: 46% pretendem comprar lâmpadas inteligentes, 41% querem adquirir um aspirador robô e 40% têm intenção de comprar fechaduras inteligentes.

A tecnologia precisa ser útil e não apenas um capricho para 86% dos entrevistados. A maioria (76%) afirma que possui eletrônicos em casa que facilitam muito a vida. E, para 75%, dispositivos inteligentes vão se tornar indispensáveis no futuro.

Por falar em futuro, a possibilidade de realizar viagens espaciais já começa a habitar os desejos. A maior parte dos entrevistados (56%) diz que, se pudesse escolher e pagar, teria interesse em fazer um voo comercial pelo espaço.

Quanto ao assunto do momento, o metaverso desperta curiosidade. Mas por se tratar de uma novidade ainda pouco conhecida, a maioria tem dúvidas: 54% afirmam que querem conhecer o metaverso, mas ainda não sabem se querem utilizá-lo.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo