_Branding

Conheça 14 momentos ideais para impactar seu público no UOL

Estar no contexto e momento certos é regra de ouro para o sucesso das campanhas de mídia. Se o público é impactado enquanto está num ambiente que confia e se identifica, a influência se potencializa e as chances de maior awareness e conversão se ampliam.

Pensando nisso, o UOL AD_LAB realizou um estudo que coletou dados em todo o inventário UOL e em mais de 300 parceiros, que juntos cobrem mais de 75% da internet brasileira. A ideia foi identificar os principais grupos de conteúdo e os perfis de compra mais aderentes a eles. São 14 macro-contextos, que impactam perfis de públicos diferentes e são capazes de alcançar audiências de até 50 milhões de visitantes únicos por mês, em diferentes devices e plataformas. Para o mapeamento, foram usados dados proprietários do DMP UOL, Analytics UOL, Adserver UOL, além de fontes como TGI e comScore.

Com esse estudo, foi possível compreender o momento, ou seja, o mindset da audiência quando navega pelos conteúdos e é impactada pela publicidade, em cada um dos 14 grupos. O momento tem total influência nas fases do funil de vendas que são mais ou menos eficientes dependendo do contexto. E as marcas, com essas informações, conseguem alinhar suas estratégias de mídia e direcionar seus investimentos para alcançar melhores resultados.

Conheça os 14 macro-contextos mapeados e seus momentos:

Contexto economia e politica e negocios
Oportunidade: Este momento é altamente indicado para ações de branding, fortalecimento da marca, lançamentos de produtos e iniciativas que ajudem o público a se posicionar como bem-informados diante de sua rede de contatos.

 

Contexto - esportes
Oportunidade: Este momento pode beneficiar as marcas em todos os tipos de objetivos, já que as pessoas estão abertas e mais propícias a interagir com publicidade.

 

pessoa 3 tv e famosos

Oportunidade
: Este momento beneficia as marcas em praticamente todos os tipos de objetivos. Porém, é preciso ser relevante e utilizar call to actions claros para engajar.

 

pessoa 4 - educação

Oportunidade
: Momento indicado para ações de branding e que despertem interesse e desejo. Como o público está concentrado numa tarefa, para gerar estímulos de interação com a publicidade, é necessário que a mensagem seja relevante.

 

pessoa 5 - arte e cultura
Oportunidade: Este momento pode beneficiar as marcas em todos os tipos de objetivos, já que as pessoas estão abertas e mais propícias a interagir com publicidade.

 

pessoa 6 - tecnologia
Oportunidade: Indicado para ações de branding e que despertem interesse e desejo de compra. Por serem tech savvy, não costumam fazer compras por impulso. Fazem comparação de preço, avaliam o custo-benefício e esperam os produtos entrarem em promoção. Só interagem com anúncios quando são realmente relevantes.

 

pessoa 7 - saude e bem estar

Oportunidade
: Indicado para todos os tipos de objetivos e ações do upper ao lowerfunnel. Mas este público costuma avaliar bem antes comprar produtos e marcas desconhecidas. São pessoas abertas a engajar com publicidade, mas esperam algo interessante dessa interação.

 

pessoa 8 - casa e familia

Oportunidade
: Este momento pode beneficiar as marcas em todos os tipos de objetivos, já que mães em busca de facilidades estão abertas a interagir com publicidade. Elas mudam de marca com frequência, por isso, vale utilizar esse momento para trabalhar retenção de clientes conquistados.

 

pessoa 9 - beleza e estetica

Oportunidade
: Indicado como excelente vitrine para marcas que querem ser conhecidas e despertar o desejo. Porém, é preciso ser relevante e utilizar call to actions claros para engajar e levar à conversão direta. Estes consumidores são conscientes de preço e pesam pelo custo-benefício na hora de decidir por um produto.

 

pessoa 10 - geek

Oportunidade
: Considerado o consumidor do futuro, um target estratégico para cativar e manter fiel às marcas. Atende a todos os objetivos de mídia e etapas do funil para marcas e produtos que acertam o tom de voz e imergem no seu mundo.

 

pessoa 11 - moda e estilo
Oportunidade: Momento indicado do mid para o lowerfunnel. Como se trata de um perfil com preferências bem definidas e consciente de preços, a conversão não é direta. Engajar esse target também pode ser mais difícil do que parece. Peças bem produzidas que falem sua língua costumam chamar mais sua atenção.

 

pessoa 12 - automotivo

Oportunidade
: Este momento beneficia as marcas em praticamente todos os objetivos. Como está cercado de conteúdo e publicidade automotiva, engajar requer call to actions claros e escapar do óbvio. Como este contexto tem alcance menor que o total do universo UOL de interessados em autos, indica-se ações conjuntas que fortaleçam o upper funnel. Lembrando que nem todos os interessados em comprar um veículo navegam por conteúdo automotivo, nesse caso é importante diversificar o contexto para ampliar o alcance.

 

pessoa 13 - culinária
Oportunidade: Este momento é altamente indicado para marcas que querem engajar e se conectar aos seus consumidores, pois eles costumam interagir com publicidade. Por se tratar de
um contexto relativamente de nicho e o fato de esse mesmo público estar também em outros contextos, indica-se ações paralelas para fortalecer a etapa inicial do funil, ampliando o alcance.

 

pessoa 14 - turismo
Oportunidade: Este momento atende a objetivos de branding e de performance. E é mais indicado para o mid funnel, na geração de interesse e desejo de compra. Como o alcance é menor que o universo UOL de interessados em turismo, indica-se ações conjuntas que fortaleçam o upper funnel. Lembrando que nem todas as pessoas planejando viagens ou férias, necessariamente navegam por conteúdo turismo, nesse caso é importante diversificar os contextos para ampliar o alcance.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo