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UOL no SXSW 22: 4 movimentos de conteúdo e tecnologia para observar 

Imagem: Divulgação

Qual o futuro do conteúdo e do jornalismo diante das novas experiências imersivas e inovações tecnológicas? Para mapear essas tendências, o UOL foi ao SXSW 2022, principal festival de inovação do mundo, realizado de 11 a 20 de março em Austin (EUA). Por lá, vimos como as novas ferramentas digitais deverão permear e dar suporte às histórias que serão contadas nos próximos anos.

Esta foi a primeira edição do festival realizada presencialmente desde o início da pandemia. Ao longo do evento, os perfis do UOL para Marcas no Instagram e LinkedIn realizaram cobertura diária, com insights relevantes para o mercado publicitário. Para o pós-evento, em parceria com a GoAd Media, serão preparados conteúdos especiais como white paper, evento ao vivo com convidados e roadshows para compartilhar os principais aprendizados.

Veja insights captados pelo time do UOL:

Storytelling e as novas realidades

Karen Cunsolo, gerente geral do UOL content_LAB, visitou o pavilhão de XR (experiências que mesclam realidade virtual e aumentada), e destaca o quanto a evolução dessas ferramentas pode contribuir para o storytelling. “Tanto na qualidade técnica, quanto na potência criativa das histórias, essas experiências documentais e de entretenimento pareceram soluções bacanas para contar histórias, com mais empatia”, disse.

Jornalismo para além da notícia

O que torna um veículo de imprensa sempre presente na vida das pessoas é a sua capacidade de entregar conteúdos relevantes e de qualidade mesmo fora das grandes coberturas. Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, assistiu a painéis comandados pela CNN, Vox Media e Axios, sobre como sustentar uma audiência fiel fora dos picos de notícias. “A resposta que vi – de investir no talento, no conteúdo de qualidade, ter pessoas de referência – é muito semelhante com o que a gente tem feito no UOL, de cada vez ter mais conteúdo exclusivo, que as pessoas não acham em outro lugar.”

Economia da atenção como recurso para criativos

Assunto bastante debatido no SXSW 2022, a economia da atenção é um desafio para criativos e planejadores. Carolina Braga, gerente de planejamento e insights do UOL, fala sobre técnicas compartilhadas por Carmen Simon, neurologista cognitiva na Corporation Visions, para fazer com que o cérebro humano registre experiências memoráveis. “Ela falou da importância de criar uma familiaridade na narrativa, para poder quebrá-la depois. Isso dá um susto no cérebro, e ajuda a gerar fixação da mensagem.”

Era do streaming, rumo ao metaverso

Lilian Ferreira, gerente geral de estratégia e métricas do UOL, observou vários movimentos simultâneos nas mídias. O momento atual é do streaming, que segue em expansão, com transmissões esportivas migrando para as plataformas, e produções de Hollywood reduzindo o tempo que levam para ir das salas de cinema para os serviços de assinatura. Enquanto isso, a relação entre metaverso, redes sociais, música, games e NFTs vai cada vez mais se estreitando, e a tendência é que tudo se junte e se naturalize, permeado por mercados de compras digitais. “Se você ainda não tem uma carteira de criptomoedas, tenha, porque em algum momento você vai comprar NFT!”, diz.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo