_Brainstorm

Para baixar: ‘Guia Cannes Lions 2024’ destaca painéis e detalha categorias da premiação 

Imagem: Arte/UOL

Cannes Lions chega à sua 71ª edição, entre os dias 17 e 21 de junho. Além de distribuir os aguardados “leões” aos trabalhos mais criativos do último ano, o maior festival de publicidade do mundo apresenta conferências que apontam tendências e insights. Para extrair o melhor do festival online ou presencialmente no Palais des Festivals, em Cannes, o UOL Para Marcas oferece o “Guia Cannes Lions 2024”, com curadoria da GoAd Media.

Para facilitar a navegação dos participantes, o documento, que pode ser baixado gratuitamente aqui, categoriza o evento em três grandes áreas: premiação, conferência de conteúdo e networking. Cada uma dessas frentes tem uma programação específica, com datas e locais. E o guia destaca o que é “imperdível”.

A curadoria também mostra o que há de novo no festival. Anualmente, Cannes Lions passa por transformações para acompanhar a evolução da indústria da comunicação. Em 2024, a novidade é a estreia da categoria Luxury & Lifestyle Lion na premiação, lançada para apontar referências globais para marcas no território de luxo. O objetivo é celebrar a comunicação voltada para bens e experiências que dão vida a um estilo aspiracional e impulsionam negócios das marcas do setor.

De acordo com nota da organização, a categoria surge “para que, como indústria, possamos passar da conscientização para o reconhecimento de soluções que estão mudando os modelos de negócios. O Lions irá estabelecer um novo padrão de luxo em criatividade e craft.”

O documento detalha ainda todas as 30 categorias da premiação, que estão divididas em oito tracks, além da Titanium. Em cada uma delas, faz menção aos integrantes brasileiros do júri. Ao todo 36 profissionais do Brasil – atuando no país e no exterior – irão avaliar os trabalhos inscritos,  o que representa um recorde de nomeações.

Entre eles, estão Tiago Trindade, CCO da Digital Favela, jurado na categoria Creative Commerce Lions; Patrícia Moura, fundadora da Pride Content, jurada pela segunda vez na categoria Entertainment Lions; além de George “Benson” Acohamo, CEO da BSN Creatives. Como líderes negros da indústria publicitária brasileira, essas nomeações demonstram que Cannes Lions permanece atento e visa manter a consistência em diversidade no júri do festival, alvo de críticas na edição retrasada.

Além disso, o documento faz uma curadoria de conferências que devem atrair os holofotes em Cannes Lions, como a de Elon Musk, da Tesla/Starlink/Neuralink, anunciada esta semana, do guru Deepak Chopra e da cantora e atriz Queen Latifah.

E também busca mapear painéis que tratam de temas que devem ditar os rumos da criatividade, como “Entertain or die: day trading attention for the 21st century”, que deve apontar o entretenimento como estratégia para marcas, e a conversa entre os CMOs das marcas Mars Wrigley, a brasileira Nubank e Beiersdorf. Ao todo, a programação de apresentações e palestras conta com mais de 400 speakers.

 


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo