Pela primeira vez, a economia criativa de São Paulo será representada com um espaço próprio no South by Southwest (SXSW), principal festival de inovação e criatividade do mundo, realizado em Austin, no Texas (EUA). Em frente ao Convention Center, a Casa São Paulo terá uma programação movimentada de palestras, workshops, eventos de networking e rodadas de negócios, entre os dias 9 e 12 de março. O SXSW 24 começa nesta quinta-feira (8) e vai até 16.
Entre as atrações, está prevista a participação remota de Muhammad Yunus, ganhador do Nobel da Paz, além da presença de personalidades brasileiras como o empreendedor social Edu Lyra, da Gerando Falcões, as atletas Fabi Alvim e Fernanda Garay; e de representantes da gestão estadual, como os secretários Marilia Marton (Cultura) e Guilherme Piai (Agricultura e Abastecimento).
A iniciativa é do governo do estado, que conta com o patrocínio de Sabesp, Itaú e Fundação Itaú, BRF/Marfrig, Instituto CCR, Ambev e Toyota. O objetivo é promover São Paulo como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina, além de apresentar oportunidades de negócios e parcerias na indústria cultural e em áreas que estão no centro do debate, como sustentabilidade e inovação em agronegócio.
“São Paulo é o centro da indústria criativa do Brasil e fonte de inúmeros projetos que impulsionam a economia local. Buscar novos investimentos para fomentar essas iniciativas reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o fortalecimento da nossa cultura, que inspira e conecta pessoas”, afirma Marilia Marton, secretária estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas,.
Para isso, negócios paulistas também irão comparecer ao festival, com incentivo do governo. Uma comitiva de dez empresas, de setores como música, publicidade e audiovisual, desembarcam em Austin como parte do programa CreativeSP, iniciativa de fomento da InvestSP, agência estadual de promoção de investimentos. Entre as inscritas, foram selecionadas: Zeferina Produções, Biônica, Agência ONZE, Creators Platform, Dirty Work, ARKx, Lado Animation, Umana Media House, Moonshot Pictures e Lemme Content.
Elas contarão com ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. E irão participar de rodadas de networking e negócios com empresas da França, de países africanos e de outros mercados que entrarão em rodadas abertas na Casa São Paulo.
Com cerca de mil metros quadrados, a Casa São Paulo terá capacidade para receber 5 mil pessoas e funcionará como um hub para visitantes de todo o mundo. Além da estrutura para palestras e workshops, o espaço conta com uma área para exposição de conteúdos sobre a gestão estadual e marcas parceiras. E será palco de shows com DJs e estética voltada à cultura urbana de artes plásticas e grafite, com direito até a um estúdio para transmissões das atrações via streaming.
“Queremos mostrar que São Paulo é o lugar perfeito para quem quer investir em economia criativa e inovação. Temos centros de pesquisas de excelência, as melhores universidades do país, um ecossistema de startups reconhecido no mundo todo e, principalmente, gente apaixonada por cultura e com vontade de inovar e empreender”, declara Rui Gomes, presidente da InvestSP.