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5 motivos para criar conteúdo de marca em parceria com um publisher

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Qualquer pessoa ou marca pode gerar conteúdo. Mas não é qualquer conteúdo ou contexto que traz efetividade para a campanha. Provocar o interesse do público, sustentar sua atenção, imprimir credibilidade, saber o que engaja uma audiência e distribuir a mensagem de forma certeira e segura é assunto para experts. Por isso, empresas que se aliam a publishers saem na frente quando o assunto é produzir conteúdo de marca. O blog UOL AD_LAB listou cinco motivos para investir nessa parceria.

1. Conteúdo premium transmite confiança

Quando se aliam a publishers, as marcas têm acesso à produção de um conteúdo de alta qualidade, feito por equipes especializadas, seja na elaboração de branded content, ou de conteúdo editorial patrocinado. Por ser uma produção mais criteriosa e profissional, uma das grandes vantagens para os anunciantes é que o publisher “empresta” a sua credibilidade e reputação à campanha. Ou seja, o público do veículo tende a olhar para a mensagem de marca com mais crédito e naturalidade.

2. Relação é próxima com a audiência

O publisher conhece a sua audiência. Na relação que constrói no dia a dia da produção de conteúdo, sabe quem são os diversos perfis e nichos que alcança (conheça os 14 principais clusters do UOL), o que interessa a cada um deles e quais os melhores formatos para gerar visibilidade ou engajamento. Quando uma marca busca um publisher como parceiro, pode se beneficiar da relação de identificação e proximidade que o veículo já construiu com sua base. Um trabalho a quatro mãos pode produzir conteúdos de alta relevância para uma audiência qualificada, ao mesmo tempo em que realiza entregas precisas.

3. Contexto importa

A parceria com o publisher permite à marca comunicar sua mensagem dentro de contextos que façam sentido para o target. Estar em um ambiente apropriado aumenta a relevância da campanha. Isso porque uma audiência previamente interessada já está naquele ambiente aberta a conteúdos relacionados. Com isso, as chances de impactar o público de forma atrativa, envolvente e com menos barreiras são maiores.

4. Tem mais segurança e transparência

Associar a marca a conteúdos e contextos confiáveis e reconhecidos tem ainda o benefício de oferecer mais segurança para as campanhas digitais. Brand safety tem sido uma grande preocupação para marcas à medida que o risco de investir em publicidade online em “mar aberto” aumenta com a explosão das fake news e dos conteúdos impróprios. O investimento em publishers reconhecidos e confiáveis exclui esse risco. Além disso, veículos sérios são transparentes nas métricas para que anunciantes saibam com mais precisão em que conteúdos a campanha digital aparece, a taxa de visibilidade e o público impactado.

5. Eficiência no resultado

Rodar uma campanha em parceria com um publisher pode trazer mais eficiência aos resultados. Enquanto uma pesquisa da IPG Media Lab e Syracuse University para a Forbes mostra que o recall de marca é maior para branded content, outra da comScore aponta que campanhas em sites de publishers premium são três vezes mais eficientes para gerar métricas de “brand lift” no nível intermediário do funil de marketing. Usando as estratégias de native advertising como exemplo, no UOL, quando a produção fica por conta da equipe de Native UOL, a performance é 30% superior em relação às peças criadas pelas agências/clientes.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo